A Ouvidoria tem por objetivo estabelecer um canal de comunicação direto e imparcial entre os cidadãos e o Sistema FIEC (FIEC, SESI, SENAI e IEL), buscando solucionar conflitos, responder as diversas manifestações oriundas da sociedade em geral, além de garantir a transparência das informações e a qualidade dos serviços prestados pelo Sistema à sociedade.
Pauta-se pelos seguintes valores: ética, qualidade, transparência, eficiência, cooperação, imparcialidade. O atendimento se dá diretamente através de e-mail, telefone, do formulário exposto no Site da Transparência e/ou dos portais das Entidades que compõem o Sistema FIEC (FIEC, SESI, SENAI e IEL).
O Sistema FIEC (FIEC, SESI, SENAI e IEL) conta com um Canal de Denúncias plenamente instituído e com o seu procedimento devidamente sedimentado e estruturado.
O Comitê de Ética do Sistema FIEC (FIEC, SESI, SENAI e IEL) é o responsável por analisar as denúncias, dar o andamento necessário a apuração do ocorrido e determinar a aplicação das medidas cabíveis, se necessárias.