telefone(85) 4009.6300
  • Núcleo ESG FIEC

O Núcleo ESG-FIEC nasceu com o objetivo claro de fortalecer a missão institucional da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em seu compromisso para com o futuro da indústria local para que seja longevo e equilibrado nos pilares da sustentabilidade.

O principal propósito do Núcleo é apoiar o desenvolvimento de uma cultura empresarial responsável quanto ao uso dos recursos naturais; comprometida com o desenvolvimento do capital humano; mais engajada em causas sociais que promovam a melhoria da qualidade de vida e a garantam de direitos da sociedade; e que tenha a condução dos negócios baseada na ética e na transparência garantindo a credibilidade e imparcialidade que o mercado exige quando avalia uma empresa de forma transversal e não apenas pelo foco econômico.

E para dar concretude a esse propósito, o núcleo desenvolveu o Programa de SELO ESG-FIEC que certificará por meio de um Organismo certificador as práticas ESG implementadas pelas indústrias cearenses. O processo exige que as indústrias que passem por um processo de verificação e validação das práticas que, foram estruturadas com base em práticas já consagradas mundialmente, o que certamente trará ganhos efetivos no tocante a credibilidade e a imparcialidade na publicação de suas políticas junto ao mercado.


Mais informações:
site: https://www1.sfiec.org.br/esg
email: esg@sfiec.org.br
telefone: (85) 3421-4201

  • Núcleo de Convênios e Parcerias (Nucop)

O Núcleo de Convênios e Parcerias (Nucop) é responsável pela gestão de convênios e parcerias do Sistema FIEC e por projetos a serem firmados com instituições diversas. O seu objetivo é organizar demandas do Sistema FIEC que contribuam para o desenvolvimento das indústrias.

O Nucop gerencia o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), que visa fortalecer a representação sindical empresarial com foco em ações associativas, a fim de aprimorar a atuação e representação dos setores atendidos; e o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (PROCOMPI), que objetiva elevar a competitividade das indústrias em todos os estados. Para isso, são executadas ações de capacitação, consultoria e eventos em diversas áreas, tendo como foco principal o aumento de produtividade e competitividade dos setores a serem atendidos. É responsável ainda, pela gestão dos trabalhos desenvolvidos pelas Unidades do Sistema FIEC no Cariri e Baixo Jaguaribe, assim como em outras regiões do Estado.

Informações: (85) 3421.5994

  • Núcleo de Energia

O Núcleo de Energia assessora a atuação do Sistema FIEC em temas relacionados ao setor de energia.

Entre as atividades, representa a classe industrial no Conselho de Consumidores de Energia Elétrica; coordena a Câmara Setorial de Energias Renováveis do Estado do Ceará; e coordena o Masterplan de Energia – uma iniciativa do Observatório da Indústria.

Também atua no desenvolvimento e apoio à realização de eventos - workshops, fóruns, seminários, congressos e feiras - e contribui para o levantamento e análise de informações, de forma a alimentar dados do Observatório da Indústria sobre o setor de energia, com o objetivo de auxiliar empresários e autoridades na tomada de decisões.

Informações: (85) 3421.5972

  • Núcleo de Apoio Sindical e Trabalhista (Nust)

O Núcleo de Apoio Sindical e Trabalhista (Nust) tem o objetivo de prestar serviços às indústrias cearenses e aos sindicatos filiados à FIEC, visando o seu fortalecimento. As suas principais atribuições são:

  1. Confecção de editais, atas, regulamentos eleitorais, reforma estatutárias dos sindicatos e federações;
  2. Acompanhamento de eleições, vigência de mandatos de diretorias de sindicatos/FIEC, alterações estatutárias, processo de  extensão de base, acompanhamento de todas essas atividades junto ao sistema mediador do Ministério da Economia- Secretaria do Trabalho;
  3. Confecção de pareceres técnicos por solicitação dos sindicatos e/ou Federação;
  4. Acompanhamento e divulgação das Convenções Coletivas de Trabalho envolvendo os sindicatos filiados à FIEC, inclusive, participando como procuradores, quando solicitado, das mediações marcadas pela Superintendência do Trabalho;
  5. Acompanhamento, como membro, das reuniões do Conselho Temático de Relações Trabalhista e Sindical da FIEC, onde são debatidos com representantes de sindicatos e empresas temas importantes ligados a área;
  6. Acompanhamento diário através de leitura no Diário Oficial da União de novos registros de sindicatos, impugnação de novos, processos de litígios de sindicatos, bem como de toda legislação voltada para área sindical;
  7.  Participação, como membro da comissão eleitoral, das eleições de diversos sindicatos filiados à FIEC;
  8. Membro da Rede RT de Relações de Trabalho da Confederação Nacional da Indústria - CNI, participando das reuniões anuais envolvendo todas as Federações;
  9. Atualização diária do Blog "Informes sindicais", instrumento inserido no site da FIEC, onde constam todas as diretorias de sindicatos e Federação e Delegados do seu  Conselho de Representantes, vários links de pesquisa para empresas e sindicatos e, também, enquadramento sindical, que tem resposta eletrônica, legislação sindical atualizada, artigos e decisões jurídicas de interesse de empresas e sindicatos.

Informações: (85) 3421.5467
 

  • Núcleo de Assuntos Legislativos (Nual)

O Núcleo de Assuntos Legislativos (Nual) foi criado em 2013 para dar suporte à presidência da FIEC, aos sindicatos e ao Conselho Temático de Assuntos Legislativos (Coal), por meio do acompanhamento de ações legislativas de interesse da indústria no Congresso Nacional, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, na Câmara Municipal de Fortaleza e com representantes do Poder Executivo Federal, Estadual e Municipal.

Informações: (85) 3421.4218

O Núcleo de Meio Ambiente (Numa) é responsável por orientar as empresas com relação às suas obrigações ambientais, exercendo ainda o papel de Secretaria Executiva do Conselho Temático de Meio Ambiente (Cotema).

O Numa executa suas atividades participando de reuniões nos órgãos ambientais, orientando técnicos e empresários na solução de problemas pendentes por meio de sensibilização e de práticas que conduzam a uma nova postura ambiental. Anualmente, o Numa concede o Prêmio FIEC por Desempenho Ambiental.

Informações: (85) 3421.5916 ou clique AQUI.

FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright