telefone(85) 4009.6300

SENAI Ceará sobe ao pódio da WorldSkills Brasil 2025 e celebra evolução competitiva

30/09/2025 - 07h09

Grandes emoções na Cerimônia de Premiação da WorldSkills Brasil, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. Agora é oficial: o SENAI Ceará leva para casa duas importantes medalhas na maior competição de educação profissional do mundo. Um avanço significativo para o estado, diante dos grandes desafios apresentados nas disputas regionais e nacionais, marcando uma trajetória ascendente na olimpíada.

A abertura contou com a participação do Diretor Geral do SENAI, Gustavo Leal. “[A educação profissional] está no nosso DNA, isso é a marca do SENAI e a gente precisa valorizar isso. O grande desafio é fazer com que todas essas novas tecnologias e metodologias de cada ocupação cheguem a todas as nossas escolas, melhorando o nosso processo de ensino-aprendizagem”.

Conheça os medalhistas da WorldSkills Brasil 2025

Da delegação do SENAI Ceará, destacaram-se dois competidores. Eduardo Roberto, da unidade de Juazeiro do Norte, disputou na ocupação de Soluções em Software para Negócios e conquistou a medalha de prata. Ele dividiu o pódio com Artur Fiorentino, medalhista de ouro do SENAI São Paulo, e Paulo Henrique Veríssimo de Carvalho, medalhista de bronze do SENAI Paraná.

“É um sentimento muito gratificante. Esta é uma conquista coletiva de todos os que estão envolvidos no processo da WorldSkills. O Ceará já é conhecido como uma potência acadêmica, com as maiores aprovações no ITA e em outros concursos públicos. Eu vejo que a WorldSkills pode ajudar a transformar o Ceará numa potência profissional”, disse o vice-campeão.

Já na ocupação de Arte Digital 3D para Jogos, a competidora Maria Clara dos Santos Góis, do SENAI Centro (Fortaleza), conquistou a medalha de bronze, dividindo o pódio com Giovanna Cândido da Silva, medalhista de ouro do SENAI São Paulo, e Lucas Rodrigues da Silva, medalha prata do SENAI Paraná.

Seu sucesso na competição era esperado, tanto pela conquista anterior, como 2º lugar nacional no SAEP, em programação, quanto no nível de dedicação nos treinos para a WS.

“O planejamento inicial era apenas de participação, porque não tinha muita base sobre o que estudar, nem conhecíamos os avaliadores e competidores. Com o tempo, eu me aprofundei em áreas pelas quais sou apaixonada de verdade. E descobri essa modalidade que é perfeita e libera minha criatividade ao máximo. Então conseguimos essa medalha belíssima. Meu sentimento, agora, é de muita realização. Estou muito feliz!”, disse ela.

O Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda, parabenizou a todos pelo desempenho na WS 2025.

“Neste momento, parabenizo os nossos alunos, que são guerreiros, juntamente com seus técnicos, assim como os gerentes de cada unidade educacional do SENAI do Ceará que tiveram um avanço significativo. Foi a primeira vez que participamos desta competição tão fortes: chegamos mais maduros e conseguimos duas medalhas. Agradeço ao Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, que não mediu esforços no apoio financeiro e no incentivo; e à nossa Gerente de Educação, Sônia Parente, que tem feito um trabalho importante e focado na qualidade da nossa educação”.

E completou: “Vamos continuar firmes, investindo ainda mais em infraestrutura laboratorial e principalmente nos nossos instrutores e alunos”.

A Gerente da Unidade de Educação do SENAI Ceará (Uned), Sônia Parente, que teve a oportunidade de entregar a medalha a Maria Clara, reforça que as medalhas trazem uma história de dedicação que promete ainda mais para o futuro.

“Esta é a colheita de mais de dois anos de muito trabalho e muita dedicação. O Ceará está no caminho, pois a gente vem crescendo na competição, a cada edição. Isso se deve a todo o trabalho que a equipe vem fazendo, aos nossos gestores que acreditam no programa, que investem e que sabem que o Ceará tem potencial para crescer e acreditam nisso. Então, mais uma vez, agradeço ao Dr. Ricardo Cavalcante, ao Dr. Paulo André Holanda e a essa equipe maravilhosa que se dedica tanto”, disse.

Conquista coletiva

Para o Delegado Técnico do SENAI Ceará, Marcos Paulo Amaral, a premiação trouxe muitos sentimentos positivos. O primeiro deles nasce da própria experiência como ex-competidor que evoluiu em todos os processos, até se tornar, hoje, líder de toda a equipe técnica.

“Eu revivi a nossa primeira medalha, mas de uma maneira mais especial. Hoje, eu estava ao lado dos meus ex-competidores, trabalhando comigo como delegados, como chefe de equipe e que nos ajudaram a orquestrar todo esse trabalho. São quase dois anos de treinamento e valeram a pena cada hora, cada minuto e cada esforço dedicado. A gente sai com a sensação de dever cumprido”, disse.

Ele destaca que esta é a primeira vez que o SENAI Ceará sobe ao pódio duas vezes na mesma competição. Um avanço importante na trajetória de evolução do Departamento Regional. ”Os alunos estão crescendo, evoluindo e amadurecendo”.

A premiação foi acompanhada de perto pelos Gerentes das unidades do SENAI Ceará: Alcilane Mota (Centro), Maurício Barreira (Juazeiro do Norte), Enzo Rissi (Parangaba), Dennes Landim (Barra do Ceará), João Giffoni (Maracanaú) e Elson Mesquita (Sobral).

O Ceará foi mais longe

Além de Eduardo e Maria Clara, mais um cearense foi medalhista na WSBrasil 2025. João Carvalho, competidor do IFCE Sobral na ocupação #55 Tecnologia da Água, conquistou o bronze. Sua preparação contou com total apoio do SENAI Centro, em Fortaleza.

“Nós, do SENAI, chegamos a interromper o nosso treinamento para compartilhar a tecnologia que o Instituto Federal precisava, desmobilizando equipamentos, disponibilizando nosso treinador. A WorldSkill é sobre espírito olímpico. Não é apenas realizar uma prova; nós estamos compartilhando saberes”, disse Marcos Paulo Amaral.

E mais ainda: outros dois competidores do SENAI Ceará receberam um importante reconhecimento da competição, as Medalhas de Excelência WorldSkills, concedida a alunos que tiraram notas acima da média nas provas. São eles: Antônio Pablo Lopes dos Santos e João Roberto de Oliveira Félix, do SENAI Centro, na ocupação #48 Indústria 4.0.

Com o ranking disputado, os estados que devem representar o Brasil em Xangai (China), em 2026, são: São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Nos últimos meses, 387 jovens, entre 17 e 23 anos, de 23 estados, mostraram habilidades profissionais em áreas que vão de Tecnologias da Construção Civil a Serviços, passando por Manufatura e Engenharias, TIC e Criatividade e Design. Cada ocupação tem sua própria complexidade e atestam que o país está repleto de pessoas que estão preparadas para o mercado de trabalho com excelência e comprometimento.


Leia Mais:
Conheça a história de competidores do Ceará que são destaques na WorldSkills Brasil
O avanço do SENAI Ceará na WorldSkills: delegação representa o estado na etapa nacional da competição

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright