telefone(85) 4009.6300

SESI Ceará destaca as novas tendências pedagógicas no Dia Mundial da Educação

28/04/2021 - 16h04

Neste 28/04, Dia Mundial da Educação, o SESI Ceará além de celebrar a data traz um momento de reflexão sobre as novas demandas que o ensino vem trazendo nos últimos anos, assim como a adaptação antecipada às ferramentas digitais, indispensáveis no lecionar atual.

Segundo o diretor da Escola SESI SENAI Parangaba, Robério Ferreira da Silva, essas transformações, que ocorrem por conta das demandas tecnológicas e sociais,  se tornaram mais velozes devido às mudanças ocasionadas pela pandemia da COVID-19. Da noite para o dia, professores e alunos tiveram que se reinventar com aulas remotas, em tempo real e videoaulas, entre outras ferramentas.

Robério ressalta  que essa nova versão da educação é a tendência para o futuro: o dueto composto por ensino presencial e online, unindo a sala de aula e conteúdos produzidos com apoio de ferramentas de tecnologia, vai invadir mais fortemente a vida do estudante no mundo pós-pandemia. “Os educadores se viram diante de muitos desafios. Em relação aos estudantes dos primeiros anos da Educação Básica, a modalidade de estudo remoto é algo que necessitará de um maior período para adaptação”, conta.

As Escolas SESI SENAI já adotam em suas rotinas o uso de ferramentas digitais, especialmente com os alunos do Ensino Médio, o que contribuiu para uma melhor adaptação dos alunos. Durante a pandemia, a escola potencializou o ensino híbrido, por meio da utilização de diferentes plataformas de ensino e aprendizagem, da oferta de aulas presenciais e remotas simultâneas e o revezamento entre os alunos. 

Sonia Soares da Silva, diretora da Escola SESI SENAI Juazeiro do Norte, destaca que a Escola SESI SENAI dispõe de uma grande variedade de tecnologias, como ferramentas da Microsoft e Google Education, robótica, portal de educação e games, que tornam o processo de ensino aprendizagem mais participativo, motivador e produtivo.

Para ela, as tecnologias educacionais associadas às metodologias ativas, vêm potencializando   a aprendizagem. “Tornando, assim, os alunos sujeitos da construção do conhecimento, gerando autonomia e participação nas aulas e, com isso, desenvolvendo um cidadão e um futuro profissional mais crítico, participativo e consciente”, analisa.

Como a equipe da Escola SESI SENAI Sobral também já era capacitada com ótima interação nas novas tecnologias como ‘Meet’, ferramentas ativas, tanto no Office 365 como no Google, a atuação para o novo formato das aulas, reunião de pais e momentos com a equipe de profissionais foi facilitada, explica a diretora da unidade, Sâmia Ponte.

“Tivemos uma experiência exitosa com a realização da Semana de Tecnologia (Simpeja) e o Congresso de Educação de forma virtual. Unimos as três Escolas do SESI SENAI, Sobral, Parangaba e Juazeiro do Norte, para vivenciarem juntos momentos e experiências, envolvendo todos os alunos, profissionais e empresas parceiras numa interação ímpar que talvez no presencial não fosse possível realizar pela distância e a inviabilidade de deslocamento”, destaca a diretora.

Saiba mais sobre as escolas SESI SENAI AQUI 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright