EDUCAÇÃO PARA A VIDA TODA


Na Escola SESI SENAI, nós colaboramos no crescimento de alunos do Ensino Fundamental I ao novo Ensino Médio. Mais que estudantes, temos o objetivo de agregar em uma formação humanizada de jovens criativos.

Com unidades em Fortaleza, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte, nosso ensino é aberto ao público, por meio de processo seletivo. Além da metodologia moderna, garantimos todo o material didático sem custo, fardamento gratuito e taxa zero de matrícula.

Nossos editais são abertos ao público todo ano, mas temos vagas limitadas. As inscrições do processo seletivo podem ser feitas pelo link disponibilizado no edital ou diretamente na secretaria. Confira os editais!

 

Saiba como inscrever seu filho

 

 

AS NOVIDADES PARA 2024 JÁ SÃO UMA REALIDADE

 

O novo prédio na unidade Centro será inaugurado seguindo a Escola de Referência SESI, que é um modelo criado para inspirar o aluno a se tornar protagonista da sua história, trazendo os cinco elementos do DNA STEAM – investigar, descobrir, conectar, criar e refletir – para o centro do processo pedagógico.

Além disso, expandimos para um novo município: Maracanaú ganhou uma Escola SESI SENAI para transformarmos ainda mais vidas por meio da educação. E não para por aí! As unidades de Maracanaú e da Parangaba agora vão oferecer tempo integral para estudantes do Fundamental I.

 

COMO VAMOS ALÉM DE UMA FORMAÇÃO BÁSICA?

 

Desde o Ensino Fundamental I, o programa pedagógico e a infraestrutura englobam a grade curricular básica e disciplinas diversificadas, como Robótica, Educação para Valores, Inovação e Empreendedorismo.

Além disso, no novo Ensino Médio, possibilitamos a inserção no mercado de trabalho por meio de cursos de formação técnica em Eletrotécnica, Jogos Digitais, Mecânica e Redes de Computadores. Isso é possível com a nossa estrutura inovadora que une teoria e prática. Os cursos técnicos são realizados na maior escola de educação profissional da América Latina: o SENAI.

 

CONHEÇA NOSSAS CONQUISTAS!

 

 

Confira os editais!

ENSINO


ENSINO FUNDAMENTAL I

 

Composição curricular diversificada que reúne o currículo básico com disciplinas inovadoras como Robótica, Empreendedorismo, Educação para Valores a fim de proporcionar uma formação integral que permita aos estudantes se apropriarem das diferentes lógicas de organização das áreas de conhecimento.

 

ENSINO FUNDAMENTAL II

Ensino inovador e criativo realizado com base em uma grade curricular composta por disciplinas da base comum e disciplinas diversificadas como Robótica, Educação para Valores, Inovação e Empreendedorismo.

 

ENSINO MÉDIO

A Escola SESI SENAI oferta ainda o Novo Ensino Médio que tem por objetivos:

  1. Aprofundar o interesse dos estudantes em áreas específicas do conhecimento para o ingresso em instituições de ensino superior.
  2. Possibilitar a inserção no mercado de trabalho por meio de cursos de formação técnica (Eletrotécnica, Jogos Digitais, Eletromecânica, Redes de Computadores, Desenvolvimento de Sistemas, Modelagem do Vestuário, Segurança do Trabalho, Cibersistemas em Automação, Sistemas de Energias Renováveis, Química e Alimentos).

Itinerários do Novo Ensino Médio

MATERIAL ESCOLAR E FARDAMENTO GRATUITOS

Além de sua metodologia diferenciada, a escola fornece todo o material didático sem custo para o aluno com o padrão de qualidade da SOMOS EDUCAÇÃO. O fardamento também é gratuito e não há cobrança de taxa de matrícula.

GALERIA


CONHEÇA OS AMBIENTES DA NOSSA ESCOLA

Clique para ampliar as fotos dos espaços da nossa Escola SESI SENAI - Fortaleza. Esses são os espaços onde seu filho vai se desenvolver!

SAIBA COMO INGRESSAR


Nossos editais são abertos ao público todo ano, mas temos vagas limitadas. As inscrições do processo seletivo podem ser feitas online pelo link disponibilizado no edital ou diretamente na unidade.

Educação para todos: UNEC promove Semana da Inclusão para os colaboradores da Rede de Escolas SESI SENAI do Ceará

Com o uso da educação inclusiva, é possível transformar o ensino em uma experiência acessível para todos os estudantes de acordo com as suas necessidades. Por isso, a Unidade de Educação e Cultura (UNEC) do SESI Ceará realizou a Semana da Inclusão entre os dias 15 e 19 deste mês na Escola SESI SENAI Centro, como forma de capacitar os coordenadores, supervisores, docentes, estagiários e psicólogos das Escolas SESI SENAI do Ceará quanto às melhores práticas educacionais para alunos neurodivergentes.

O Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente Regional do SESI Ceará, Paulo André Holanda, expressou a sua satisfação ao presenciar a iniciativa. “Deixo os meus agradecimentos aos colaboradores que participaram dessa semana, inclusive aqueles que acompanharam de Sobral e de Juazeiro, de forma online. Estamos frente a um desafio para a entrega de um ensino de qualidade, oferecido pelo SESI Ceará para a sociedade. É motivo de orgulho.”

Ao longo da formação, a psicopedagoga Eyla Cavalcante abordou a temática de inclusão no ambiente escolar e de transtornos que afetam o processo de aprendizagem, como dislexia, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), síndrome de down, deficiência intelectual e o espectro autista. “Hoje, os professores encontram dificuldades ao lidar com crianças atípicas pela grande demanda que está surgindo na comunidade escolar. Desse modo, o sistema educacional está preocupado em qualificar esses docentes. Esse conhecimento se faz necessário para adaptar o ensino e conversar com as famílias sobre uma intervenção, amenizando os prejuízos que o estudante possa ter no futuro”, afirma.

Na ocasião, o coordenador de educação inclusiva, Douglas Carioca, ressaltou a importância do Plano Educacional Individualizado (PEI) no cotidiano escolar. “Essa ferramenta faz parte da legislação sobre educação inclusiva, sendo essencial na orientação das melhores práticas educacionais para cada estudante. O documento é preenchido de acordo com o diagnóstico ou a dificuldade que determinado aluno possui, direcionando as atividades que serão desenvolvidas durante o ano letivo.”

Outro ponto de destaque foi a participação dos colaboradores que trocaram experiências, tiraram suas dúvidas e puderam identificar sinais de comportamentos neurodivergentes em seus alunos. “Um ponto alto da formação foi quando eu compreendi algumas questões do cotidiano que eu não havia entendido antes. Por exemplo, as falas da palestrante me lembraram de uma conversa com uma professora, em que ela falou sobre um estudante que tem dificuldades com percepção visual”, relata a psicóloga do SESI Maracanaú, Nathaiana Lucas.

Para a professora da Escola SESI SENAI Maracanaú, Nayane Holanda, o evento transformou o seu olhar sobre o ensino. “Consegui elucidar várias dúvidas em relação ao aprendizado de alunos atípicos e, principalmente, adquirir conhecimento sobre as necessidades desse público. A perspectiva apresentada foi enriquecedora e forneceu um bom embasamento para lidar com esse tema tão presente no dia a dia. Juntar a teoria das palestras e a prática do cotidiano é um exercício muito interessante que, com certeza, vai impactar no olhar que usarei no segundo semestre.”

A Semana da Inclusão reforça o compromisso da Rede de Escolas SESI SENAI e da UNEC com a educação inclusiva e de qualidade, reafirmando a importância de preparar os educadores para atender às demandas da neurodiversidade no ambiente escolar.

“A Instituição traz a inclusão como um emblema e nos forma, como profissionais, para lidar da melhor maneira com os estudantes no dia a dia”, declara a estagiária da Escola SESI SENAI Centro, Ana Cecília Costa.