telefone(85) 4009.6300

Escola SESI SENAI inicia ensino de programação para alunos do 5º ano do ensino fundamental

12/02/2021 - 11h02

Aulas de física e de matemática podem ser uma verdadeira tortura para alguns estudantes. Mas os dias de equações complicadas, cálculos difíceis e professores exigentes parecem estar ficando para trás. Através de ferramentas tecnológicas, que proporcionam o raciocínio lógico e a familiaridade com os números, o Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) está conseguindo mudar a realidade de suas escolas, estimulando alunos e professores a se reinventarem.

Por meio de parcerias com empresas e plataformas voltadas para atividades educativas, o SESI Ceará está explorando os benefícios da tecnologia. Entre as ferramentas utilizadas em sala de aula, está a plataforma Code.org, que introduz conceitos de programação de forma lúdica e simples.

Esta semana foi a vez dos alunos do 5º ano do ensino fundamental conhecerem a plataforma, que irá introduzi-los ao mundo da programação. Nela, os estudantes são desafiados a vencer desafios utilizando a programação para fazer o personagem avançar para o próximo nível. A cada nível os alunos se deparam com desafios mais complexos.

“Alguns estudantes conseguiram chegar ao último nível da introdução e foi muito surpreendente como não se assustaram com os desafios. Essa geração já está conectada”, vibra o professor de robótica Thiago Gomes Souza.

O ensino de programação estimula a criatividade, a autonomia e desenvolve o raciocínio lógico e a capacidade de resolução de problemas e trabalho em equipe, habilidades muito valorizadas no século 21. “Eu gostei bastante porque trabalhei com meus colegas e juntos vencemos os desafios”, disse a aluna Ana Beatriz Mendes de Medeiros.

Code.org

A Code.org é uma organização sem fins lucrativos dedicada a expandir o acesso à ciência da computação em escolas e aumentar a participação das mulheres e das minorias não representadas. A visão da organização é de que todo estudante em toda escola tenha a oportunidade de aprender ciência da computação, assim como aprende biologia, química ou álgebra. Para isso, oferecem o currículo para o ensino de ciência da computação nas escolas de ensino fundamental e médio.

Escola SESI SENAI

Inaugurada em 2016, em Fortaleza, a Escola SESI SENAI ganhou repercussão ao utilizar a tecnologia no cotidiano, com programas modernos como o Google for Education, Robótica e SESI Matemática. Atualmente, a instituição também está em Sobral e Juazeiro do Norte. Conheça mais AQUI.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright