Conselho de Relações Trabalhistas da FIEC discute avanços da reforma trabalhista
O Conselho Temático de Relações Trabalhistas e Sindicais (Cosin) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) reuniu-se quinta-feira (19/4), na Casa da Indústria. O principal assunto debatido foi a reforma trabalhista e os avanços desde que entrou em vigor. A presidente do Cosin, Juliana Guimarães, participou da reunião do conselho trabalhista da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e trouxe os principais assuntos discutidos. A gerente jurídica do Sistema FIEC, Natali Camarão, fez apresentação sobre os avanços da reforma trabalhista desde novembro de 2017, quando entrou em vigor.
Segundo ela, houve diminuição de reclamações trabalhistas. Em outubro, foram 7.952 novos processos e em dezembro, esse número caiu para 3450, o equivalente a 57% de queda. Em janeiro, esse percentual ficou em 45%, quando comparado ao mesmo período do ano passado. "O objetivo da reforma foi trazer novas formas de trabalho e regulamentar essas novas formas, já que esse assunto estava ultrapassado na legislação anterior", disse Natali Camarão. Para a presidente do Cosin, os empresários precisam se apropriar do assunto e defender a reforma, para que não haja retrocessos". O Cosin segue acompanhando o assunto e monitorando as atualizações junto ao legislativo e judiciário.
Cosin
O Conselho Temático de Relações do Trabalhistas e Sindicais (COSIN) atua examinando as tendências do mercado de trabalho, políticas de empregos e salários no país, legislação e relações internacionais do trabalho, em defesa dos interesses do setor industrial.