CONSELHOS TEMÁTICOS

Conselhos Temáticos são órgãos consultivos e de assessoramento à Presidência e Diretoria da FIEC, constituídos por representantes de Sindicatos, Diretoria da FIEC, Empresários e Entidades Parceiras. Integram a estrutura da Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC

CONSELHOS TEMÁTICOS

Conselhos Temáticos são órgãos consultivos e de assessoramento à Presidência e Diretoria da FIEC, constituídos por representantes de Sindicatos, Diretoria da FIEC, Empresários e Entidades Parceiras. Integram a estrutura da Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC

Conselhos

COAL

O Conselho Temático de Assuntos Legislativos - COAL tem por missão orientar o posicionamento da Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC nas questões relacionadas ao Poder Legislativo e Executivo, visando a correta aplicação das Leis, objetivando sensibilizar e mostrar aos representantes do poder público a importância de uma atuação a favor do aumento da competitividade das indústrias cearenses e brasileiras.

O Núcleo de Assuntos Legislativos – NUAL foi criado em 2013 para dar suporte ao Conselho Temático de Assuntos Legislativos – COAL, aos Sindicatos e à Presidência da FIEC, com o propósito de acompanhar ações legislativas no Congresso Nacional – CN, na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará – ALCE, na Câmara Municipal de Fortaleza – CMFOR, e com representantes do Poder Executivo Federal, Estadual e Municipal.

Membros:
Affonso Taboza Pereira - Presidente

José Fernando Castelo Branco Ponte
José Carlos Braide Nogueira da Gama
Roberto Romero Ramos
Álvaro de Castro Correia Neto
Vanildo Lima Marcelo
Lauro Martins Oliveira Filho
José Agostinho Carneiro de Alcântara
Benoni Vieira da Silva
Paulo Cesar Vieira Gurgel
Fernando Ximenes

Conselhos

COED

O Conselho Temático de Educação - COED promove a discussão sobre a educação no Estado do Ceará, nos vários níveis e modalidades, a partir da visão e das demandas do Setor Industrial no intuito de promover melhorias na educação profissionalizante do trabalhador, de modo a capacitá-lo para os desafios do mercado. O Conselho também identifica e apoia a difusão de boas práticas educacionais, além de recomendar ações que fortaleçam a educação no Estado.

OBJETIVOS:

1)  Promover o debate sobre a educação profissional cearense, a partir da visão da indústria com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável;

2)  Discutir e propor estratégias que atendam as necessidades da indústria relacionados à educação básica, profissional e superior;

3)  Recomendar ações que fortaleçam a educação profissional do Ceará e o desenvolvimento da educação empreeendedora;

4)  Identificar e apoiar a difusão de "boas práticas" em educação profissional;

5)  Apresentar subsídios aos processos decisórios da FIEC, nas questões ligadas à Educação.

Membros:
Ednilton Gomes de Soárez - Presidente

Antenor Manoel Naspolini
Cesar Augusto Ribeiro
Cláudio Sidrim Targino
Francisco Ricardo Beltrão Sabadia
Germano Maia Pinto
José Dias de Vasconcelos Filho
Luiz Djalma Barbosa Bezerra Pinto
Marina Abifadel Barrozo
Paula Andréa Cavalcante da Frota
Paulo André de Castro Holanda

Conselhos

COFIN

O Conselho Temático de Economia, Finanças e Tributação - COFIN tem por missão orientar o posicionamento da Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC nas questões relacionadas à política econômica, que visa o aprimoramento e a competitividade da indústria.

São atribuições deste Conselho Temático deliberar sobre: política econômica; política tributária; intervenção do Estado; sistema financeiro; políticas de desenvolvimento industrial; defesa da empresa nacional; desenvolvimento regional; e infra-estrutura: energia, telecomunicação, transporte, defesa do meio ambiente.

OBJETIVOS:

1) Acomanhar e analisar as mudanças na política econômica, traçar  cenários, formular propostas, acompanhar a conjuntura do país e do Ceará  e o posicionamento da Confederação Nacional da Indústria - CNI;

2) Avaliar e propor políticas nas áreas monetária, creditícia, cambial, fiscal e tributária;

3) Manter permanente contato com os demais Conselhos especialmente com os Conselhos de Assuntos Legislativos, Infraestrutura e Micro e Pequenas Empresas;

Membros:
Aluísio da Silva Ramalho Filho - Presidente

Germano Maia Pinto
Roseane Oliveira de Medeiros
José Fernando Castelo Branco
Fernando Augusto de Melo Falcão
Francisco Alexandre dos Santos Linhares
José Carlos Fortes Rocha
Marcos Flávio Borges Pinheiro
Emilio Fernandes de Moraes Neto
Francisco Ociran Ferreira Soares
Ronaldo Horn Barbosa

Conselhos

COINFRA

O binômio infraestrutura e investimentos regulares e adequados traduz, perfeitamente, o que o  país necessita para alcançar o desenvolvimento sustentável. O Conselho Temático de Infraestrutura - COINFRA visa integrar e desenvolver os setores industriais, especialmente nas áreas de energia, saneamento básico, transportes, concessões, telecomunicações. Priorizando: a disponibilidade de energia, o aumento de suprimento através de novos investimentos, em fontes alternativas renováveis de energia como a éolica no Estado do Ceará.

OBJETIVOS:

1) Aumento da Competitividade Industrial;

2)  Colaborar com as decisões da Presidência e Diretoria da FIEC;

3) Avaliar investimentos para a expansão, manutenção e modernização da infraestrutura logística do setor industrial;

4) Analisar e propor soluções para os entraves à disponibilidade e à competitividade da logística multimodal para a Indústria observando posicionamento da CNI.

Membros:
Heitor de Mendonça Studart - presidente

Ananias Pinheiro Granja
André Macêdo Facó
Elias Sousa do Carmo
Fábio Gomes de Albuquerque
Francisco Ricardo Beltrão Sabadia
Guilherme Muchale de Araújo
Joaquim Rolim
José Alberto Costa Bessa Júnior
José Sampaio de Souza Filho
Marcelo Vieira Quinderé

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), participou hoje (2/8), através do seu Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra), presidido por Heitor Studart, de audiência pública sobre a transferência do Parque de Tancagem do Mucuripe para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). A transferência do parque de tancagem (armazenamento de combustíveis) do Porto do Mucuripe, em Fortaleza, para o Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, será feita mediante parceria público-privada. O modelo será de Sociedade de Propósito Específico (SPE), por 25 anos, conforme já anunciou a Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra).

Para viabilizar a transferência, Seinfra e Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos) - administradora do Porto do Pecém - lançaram minuta do edital para seleção de um parceiro privado, que deverá ter experiência comprovada nesse tipo de operação, devendo apresentar um Modelo de Negócio atrativo. A SPE será constituída pela Cearáportos com empresa ou consórcio.

Conselhos

COMPEM

O Conselho Temático das Micro e Pequenas Empreas - COMPEM deve contribuir e incentivar os esforços dessas empresas que resultem na melhoria de desempenho e, consequentemente, no aumento dos níveis de produtividade, competiitividade empresarial e geração de empregos.

OBJETIVOS:

1) Promover ações, estudos e estratégias para questões como: Inovação Tecnológica, Capacitação empresarial, acesso ao mercado externo, Tratamento fiscal diferenciado e acesso ao Crédito;

2) Ser um elo de comunicação e de atração de Micro e Pequenas Empresas para o Sistema FIEC, proporcionando  a formalização dessas empresas,  disponibilizando produtos e serviços do Sistema e fortalendo a base de empresas associadas aos Sindicatos;

3) Manter parcerias com instituições como: SEBRAE, BNB, BNDES, Comissões e Comitês estaduais e municipais , que atuam em prol da regulamentação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, de modo que o COMPEM  possa acompanhar, discutir e participar das melhorias à imlplementação da Lei Geral no Ceará.


Membros:
Alexandre Pereira Silva - Presidente

Alci Porto Gurgel Júnior
Aluísio da Silva Ramalho
Antônia Dalvani Marques Arruda
Antônio Claúdio Ferreira Lima
Cirilo Vidal Pessoa
José Antunes da Fonseca Mota
Lauro Martins de Oliveira Filho
Luis Francisco Juaçaba Esteves
Marcus Venícius Rocha Silva
Pablo Martins Guterres

Conselhos

CONAG

O Conselho de Agronegócios - CONAG promove a discussão sobre projetos agroindustriais no Estado do Ceará, visando a melhoria da competitividade das cadeias produtivas de culturas potenciais e tradicionais como algodão, caju, cera de carnaúba, leite, couro e a fruticultura.

OBJETIVOS:

1)  Assessorar a Federação das Indústrias do Ceará - FIEC em matérias relativas ao desenvolvimento e à competitividade dos diversos setores da agroindústria;

2) Analisar projetos de lei ou medidas governamentais que afetem os setores de agroindústria;

3) Promover ou estimular a interação das entidades representativas da agroindústria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC.

Membros:
José Alberto Costa Bessa Júnior - Presidente

Henrique Girão Prata
Edgar Gadelha Pereira Filho
Sérgio Brito de Castro Figueira
Evilázio Marques Ribeiro
Airton Carneiro
Márcia Oliveira Pinheiro
André de Freitas Siqueira
Elisa Maria Gradvohl Bezerra
Neto Medeiros
Flávio Saboia

Conselhos

COINTEC

O Conselho de Inovação e Tecnologia - COINTEC tem por finalidade contribuir , por meio de execução e articulação de ações e estratégias, com o desenvolvimento do processo de inovação e do fomento à competitividade do setor produtivo. O COINTEC acompanha a aplicação das políticas que dizem respeito ao desenvolvimento industrial e tecnológico, promove debate com especialistas e autoridades na área de política industrial e de inovação e avalia as políticas públicas para o setor.

OBJETIVOS:

1) Subsidiar a Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC nas deliberações sobre produtividade; competitividade; qualidade; ciência/ tecnologia; treinamento e formação de pessoal; relação universidade/empresa; micro/pequena empresa; e propriedade industrial.

2)  Manter contato e parceria junto ao Conselho das Micro e Pequenas Empreas (COMPEM).

 

Membros:
José Sampaio de Souza Filho - Presidente

Alexandre Jorge Pinheiro Mota
André de Freitas Siqueira
André Montenegro de Holanda
Auzuir Ripardo de Alexandria
Carlos Almir Monteiro de Holanda
Cesar Augusto Ribeiro
Fernando José Lopes de Castro Alves
Francisco Carvalho Arruda Coelho
Francisco Ricardo Beltrão Sabadia
Herbart dos Santos Melo
Jackson Silva
Jorge Barbosa Soares
Paulo André de Castro Holanda
Tarcísio Haroldo Pequeno

Conselhos

CORES

O Conselho Temático de Responsabilidade Social - CORES tem por finalidade, assessorar a diretoria da  FIEC em políticas de responsabilidade social e estimular o desenvolvimento integrado de responsabilidade social. Caberá ao CORES: mapear as formas de atuação das empresas nas questões sociais, seus resultados e perspectivas de sustentação e disseminação, promovendo, ainda, a difusão de exemplos e práticas bem-sucedidas de Responsabilidade Social empresarial.

OBJETIVOS:

1) Recomendar ações que motivem e facilitem a prática da Responsabilidade Social pelas empresas;

2)  reunir, promover e disponibilizar informações sobre instrumentos de apoio às ações sociais das empresas;

3) Incentivar e acompanhar através do Instituto de Responsabilidade Social da FIEC (FIRESO), programa de voluntariado, parcerias com entidades e organizações sociais, entre outros.

 

Membros:
Wânia Cysne de Medeiros Dummar - Presidente

Paula Andréa Cavalcante da Frota
Kelly Whitehurst de Castro
Verônica Perdigão
Frederico Ricardo Costa Fernandes
Aluisio Ramalho
Luis Carlos Sabadia
Telma Bezerra Soares

Conselhos

CORIN

Cabe ao Conselho Temático de Relasções Internacionais - CORIN dirigir ações voltadas para os setores exportadores tradicionais do Ceará, como castanha de caju, calçados, confecção, têxtil, entre outros, abrindo caminhos para inserção de outros setores, dentro da esperada base industrial do Estado, nas atividades  de siderurgia , refinaria e agroindústria.

Deve buscar inserir o Sistema FIEC no contexto das discussões realizadas no âmbito das negociações do comércio internacional, discutindo temas como a inserção do Brasil e do Ceará no cenário das relações internacionais, em consonância com as atividades do Centro Internacional de Negócios, instrumento na formação de cultura de negócios e política internacional no Sistema FIEC.

OBJETIVOS:

1) Articulação Institucional e Empresarial;

2) Promover articulação com entidades de fomento de negócios internacionais no Ceará para promoção de ações voltadas para o desenvolvimento de setores com potencial para exportação;

3) Identificar programas estratégicos para fomento das exportações em parceria com o Centro Internacional de Negócios;

4) Incentivar a aprticipação dos industriais do Ceará em feiras internaconais e em programas de capacitação  em comércio internacional ;

5) Identificar programas de cooperação internacional que contribuam para a geração de investimentos no Ceará;

6)  Incentivar a formação de projetos setoriais integrados e consórcios de exportação.

Membros:
Marcos Veríssimo de Oliveira - Presidente

Aldemir Freire Moreira
Carlos José Castro da Silva Maia
Eduardo de Castro Bezerra Neto
Francisco Sérgio Machado de Lima Meireles
Newton Lima de Freitas Guimarães Junior
Rebeca do Carmo Oliveira
Ricardo Ferreira Valente
Roberto Araújo Pinto
Verônica Maria de Paula Gurgel do Amaral
Verônica Maria Rocha Perdigão

Conselhos

COSIN

O Conselho Temático de Relações do Trabalhistas e Sindicais - COSIN atua examinando as tendências do mercado de trabalho, políticas de empregos e salários no país, além das relações internacionais do trabalho, acompanhando a legislação, Projetos de Lei e Decretos,  em defesa dos interesses do  Setor  Industrial.

OBJETIVOS:

1) Fortalecer a liderança na representação da indústria e colaborar nos estudos e decisões da Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC na área de relações do trabalho e Sindicais;

2)  Acompanhar, discutir e propor alterações, mediante apresentação de projetos, relativos a assuntos em pauta no âmbito do Congresso Nacional relativos ao direito do trabalho e legislação sindical;

3) Apresentar propostas aos poderes Executivo e Legislativo, orientadas pelo princípio da modernização e da harmonia das relações entre capital e trabalho;

4) Atuar envolvendo os demais Conselhos e com apoio do Conselho Temático  de Assuntos Legislativos - COAL.

 

Membros:
Jaime Bellicanta - Presidente

Aluísio da Silva Ramalho
Fernando José Pinto
Francisco Rogênio Sousa
Frederico Ricardo Costa Fernandes
Hercílio Helton Silva
Inimá Braga Sancho
Itamar Pereira de Matos
José Dourado de Menezes Filho
Lúcia Maria Ferreira de Abreu
Márcia Oliveira Pinheiro

Conselhos

COTEMA

Cabe ao Conselho Temático de Meio Ambiente - COTEMA acompanhar e orientar ações de empresas industriais de modo a zelar pela imagem do setor como um todo em questões relativas ao desempenho e gestão ambiental, estimular práticas voltadas para a ecoeficiência, promover debates com especialistas e autoridades na área ambiental sobre licenciamento ambiental, controle e qualidade ambiental,  tratamento e disposição de resíduos, coleta seletiva, entre outras; e acompanhar tendências e impactos relativos à questão ambiental em discussão no Congresso Nacional.

Conta com o apoio do SINDVERDE e do Núcleo de Meio Ambiente - NUMA, ambos órgãos desta Federação.

OBJETIVOS:

1) Discutir e propor estratégias relacionadas com meio ambiente e de interesse do setor industrial, no âmbito de sua respectiva abrangência temática;

2) Ampliar a participação, no Sistema, de empresas, organizações e associações do segmento, buscando consolidar e uniformizar a ação de representação da Federação;

3) Contribuir em prol da instituição de uma legislação específica na área de atuação do Conselho, bem como, promover a correção de fragilidades do segmento temático;

4) Consolidar as reuniões do Conselho bimestralmente, com efetiva participação de seus membros;

5) Acompanhar o trâmite, nas Casas Legislativas, de projetos de lei, ou outras iniciativas, que digam respeito aos interesses ambientais, particularmente da indústria.

Membros:
Marcos Augusto Nogueira de Albuquerque - Presidente

Abdias Veras Neto
Aluísio da Silva Ramalho Filho
Edgar Gadelha Pereira Filho
Elias Sousa do Carmo
Herbart dos Santos Melo
João Fernandes Fontenelle
José Agostinho Carneiro de Alcântara
Paula Andréa Cavalcante da Frota
Ramiro Sales Filho
Wilson Vieira Rocha

Galeria de Imagens


Ir para Galeria