telefone(85) 4009.6300

Sistema FIEC: compromisso permanente com a inovação

19/10/2020 - 13h10

Em 2020, o Brasil subiu quatro posições no Índice Global de Inovação, mas ainda está na 62ª posição, atrás de países como Chile e México. Hoje (19/10), Dia Nacional da Inovação, o Brasil comemora a evolução em sua capacidade inovadora, mas ainda há muito a fazer para que o país tenha, na inovação, desempenho proporcional à sua economia na escala global. No Ceará, o Sistema FIEC, desde o início da gestão do presidente Ricardo Cavalcante, vem dando a sua contribuição de forma cada vez mais robusta e eficiente, ancorada no Programa de Inovação Industrial (P2i).  

O P2i tem como objetivo promover a inovação de processos, produtos e modelos de negócios na indústria cearense, a partir da oferta de soluções integradas das casas do Sistema – SESI, SENAI e IEL –, e também fomentar a cultura de inovação dentro do próprio Sistema FIEC, integrando suas ações, transformando seus produtos e processos e fortalecendo sua capacidade de prover soluções para o setor industrial.

O P2i está estruturado em quatro vertentes principais de atuação. A primeira é a institucionalização, que congrega as ações de fortalecimento do ambiente de negócios, governança em rede e alinhamento interinstitucional, realizada no âmbito do Conselho de Inovação e Tecnologia da FIEC (Cointec). A segunda vertente é a promoção, englobando ações de fortalecimento da cultura de inovação, tais como eventos, debates, estudos, rodadas de negócios, entre outras.

O terceiro alicerce do programa é a realização, integrando ações de intervenção e transformação voltadas para o desenvolvimento de negócios e para o aumento da produtividade e da competitividade da indústria, além do desenvolvimento de empresas de base tecnológica (startups), em parceria com Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), entidades de fomento, associações de classe e demais agentes de inovação do Estado do Ceará. Por fim, o P2i direciona o olhar também para a inovação interna, realizando ações de inovação corporativa para aumento da capacidade de inovação do próprio Sistema FIEC.

“O Sistema FIEC fortalece sua atuação em rede e promoverá um atendimento integrado da demanda industrial, contribuindo efetivamente com a elevação do patamar tecnológico do Estado do Ceará”, ressalta o diretor de Inovação da FIEC, Sampaio Filho.

Nova atuação

Nesse contexto, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) ampliou na gestão de Ricardo Cavalcante sua atuação e implementou uma ambiência com personalidade própria e disruptiva, visando fomentar a inovação na indústria do Ceará. Uma das principais ações foi o lançamento do Hub de Empreendedorismo e Inovação, inaugurado no mês de setembro, com objetivo de ofertar mecanismos e ferramentas que contribuam para a aceleração de ideias inovadoras, atuando desde o processo de criação das ideias (ideação) até o seu amadurecimento (tração), passos da Gestão da Inovação. Além disso, o Hub do IEL oferta ainda a oportunidade de capacitação em metodologias ágeis, gamificação e outras temáticas relevantes para os novos cenários.

“Tom Peters, americano referência mundial em gestão, diz que para a empresa excelente, a inovação é a única coisa permanente. Essa frase representa a ambiência que está sendo implementada no IEL, através do Hub e das ferramentas, parcerias e metodologias que estão à disposição do setor produtivo, O nosso objetivo é a entrega de resultados que agreguem valor ao final do processo (scale-up)”, diz a superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes.

Além do Hub, o IEL Ceará oferta, atualmente, um portfólio inovador com programas e cursos totalmente alinhados com o processo de transformação do mercado. “Precisamos estar todos juntos na busca dos avanços dos negócios, gerando conexão, ajudando as empresas a inovarem. Ver os produtos e processos no mercado com a evolução de nossas empresas é o que queremos”, destaca Dana.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright