telefone(85) 4009.6300

Processo de transformação digital do Sistema FIEC é apresentado em live

24/07/2020 - 16h07

O diretor de inovação e tecnologia e presidente do Conselho de Inovação e Tecnologia (Cointec) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Sampaio Filho participou hoje (24/7), juntamente com o assessor especial da Diretoria de Inovação e Tecnologia da FIEC, Raphael Campos, de live promovida pelo Grupo de Estudos em Inovação e Sustentabilidade (Inos) da Universidade Federal do Ceará. O professor doutor da UFC, José Carlos Lázaro Silva Filho conduziu a live.

O professor José Carlos iniciou a live explicando que há várias disciplinas de inovação em cursos da UFC e que a intenção é aumentar ainda mais a interação entre cursos e áreas dentro da UFC com a inovação.

Sampaio Filho ressaltou que a Diretoria de Inovação e Tecnologia está conduzindo o processo de transformação digital no Sistema FIEC. "Não é fácil implantar essa cultura da transformação digital e inovação. Existe uma grande complexidade", adiantou. Sampaio lembrou ainda que a FIEC trabalha em parceria com as universidades e que a instituição acredita na interação entre governo, academia e setor produtivo.

O detalhamento do projeto foi dado por Raphael Campos. Ele pontou o desafio de unir as casas SENAI, SESI e IEL numa só agenda e que a FIEC vem fazendo isso de maneira inovadora. "As interações nunca foram tão orgânicas", destacou. A ideia é preparar a federação para atender as indústrias da melhor forma, alavancando o patamar tecnológico do portfólio, gerando competitividade e produtividade no setor industrial.

O projeto piloto foi iniciado por volta de meados de outubro do ano passado, quando foram criados times para conduzir um diagnóstico, automatização desse diagnóstico, modelagem estatística e testes de vendas. As equipes construíram um diagnósico de gestão, inovação e tecnologia.

"Para 2020, o desafio foi promover a transformação digital na lógica de atenção para o mercado num nível Amazon, Magazine Luiza, em que o cliente abre o aplicativo e tem lá todas as soluções da federação. Lá ele consegue fazer contato direto, compra online, solicitação de visita técnica. E isso precisa ser gerenciado de ponta a ponta de maneira automática", explicou Raphael Campos.

Durante a live, foi apresentado o Programa de Inovação Industrial, ainda em fase de maturação, mas que deve focar em desenvolver inovação nas indústrias e no Sistema FIEC. 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright