Processo de transformação digital do Sistema FIEC é apresentado em live
O diretor de inovação e tecnologia e presidente do Conselho de Inovação e Tecnologia (Cointec) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Sampaio Filho participou hoje (24/7), juntamente com o assessor especial da Diretoria de Inovação e Tecnologia da FIEC, Raphael Campos, de live promovida pelo Grupo de Estudos em Inovação e Sustentabilidade (Inos) da Universidade Federal do Ceará. O professor doutor da UFC, José Carlos Lázaro Silva Filho conduziu a live.
O professor José Carlos iniciou a live explicando que há várias disciplinas de inovação em cursos da UFC e que a intenção é aumentar ainda mais a interação entre cursos e áreas dentro da UFC com a inovação.
Sampaio Filho ressaltou que a Diretoria de Inovação e Tecnologia está conduzindo o processo de transformação digital no Sistema FIEC. "Não é fácil implantar essa cultura da transformação digital e inovação. Existe uma grande complexidade", adiantou. Sampaio lembrou ainda que a FIEC trabalha em parceria com as universidades e que a instituição acredita na interação entre governo, academia e setor produtivo.
O detalhamento do projeto foi dado por Raphael Campos. Ele pontou o desafio de unir as casas SENAI, SESI e IEL numa só agenda e que a FIEC vem fazendo isso de maneira inovadora. "As interações nunca foram tão orgânicas", destacou. A ideia é preparar a federação para atender as indústrias da melhor forma, alavancando o patamar tecnológico do portfólio, gerando competitividade e produtividade no setor industrial.
O projeto piloto foi iniciado por volta de meados de outubro do ano passado, quando foram criados times para conduzir um diagnóstico, automatização desse diagnóstico, modelagem estatística e testes de vendas. As equipes construíram um diagnósico de gestão, inovação e tecnologia.
"Para 2020, o desafio foi promover a transformação digital na lógica de atenção para o mercado num nível Amazon, Magazine Luiza, em que o cliente abre o aplicativo e tem lá todas as soluções da federação. Lá ele consegue fazer contato direto, compra online, solicitação de visita técnica. E isso precisa ser gerenciado de ponta a ponta de maneira automática", explicou Raphael Campos.
Durante a live, foi apresentado o Programa de Inovação Industrial, ainda em fase de maturação, mas que deve focar em desenvolver inovação nas indústrias e no Sistema FIEC.