O Núcleo de Economia e Estratégia da FIEC é um setor ligado à presidência encarregado de sistematizar e conduzir os pleitos dos sindicatos filiados à federação e produzir conteúdo de inteligência industrial. É responsável por elaborar o Índice de Confiança do Empresário Industrial, Indicadores Industriais e Sondagem Industrial. Confira algumas publicações abaixo.

Informações: (85) 3421.5972
 

  • Núcleo de Energia

O Núcleo de Energia foi criado para coordenar a elaboração do planejamento integrado da atuação do Sistema FIEC no setor de energia. Entre as atividades, atua no desenvolvimento e apoio a realização de eventos – workshops, fóruns, seminários, congressos e feiras - destinados ao desenvolvimento do setor de energia no Ceará; assessoramento do SENAI e IEL em suas atuações no setor de energia; promoção e supervisão da criação e gestão de plataforma eletrônica direcionada ao desenvolvimento do setor de energia no Ceará; e assessoramento da presidência e diretoria da FIEC em temas relacionados à energia.

Informações: (85) 3421.5972
 

  • Núcleo de Apoio Sindical e Trabalhista (NUST)

A estrutura tem o objetivo de prestar serviços voltados às indústrias cearenses e aos sindicatos filiados à FIEC, visando o seu fortalecimento, tendo como principais atribuições realizar ou orientar a criação de sindicatos novos; orientar e apoiar todos os procedimentos relativos ao processo eleitoral dos sindicatos e da FIEC; assessorar e integrar a Comissão Coletiva de Trabalho dos Sindicatos, bem como participar da celebração de acordos coletivos de trabalho da FIEC, do SESI, do SENAI e do IEL; acompanhar e assessorar os sindicatos filiados para assegurar suas permanentes condições de sindicatos legais; incentivar o associativismo sindical; prevenir e mediar conflitos sindicais; colaborar para que o banco de dados de cada sindicato observe corretamente o enquadramento de suas atividades, evitando duplicidade de cobrança de contribuições; zelar pela defesa de interesses dos sindicatos filiados, buscando informações e ações que privilegiem sua sustentabilidade e representatividade, dentre outros.

Informações: (85) 3421.5467

  • Núcleo de Assuntos Legislativos (NUAL)

O Núcleo de Assuntos Legislativos foi criado em 2013 para dar suporte ao Conselho Temático de Assuntos Legislativos (COAL), aos sindicatos e à presidência da FIEC, com o propósito de acompanhar ações legislativas no Congresso Nacional, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, na Câmara Municipal de Fortaleza e com representantes do Poder Executivo Federal, Estadual e Municipal.

Informações: (85) 3421.5494

O Núcleo de Meio Ambiente da FIEC é responsável pela orientação às empresas das suas obrigações com relação ao Meio Ambiente, exercendo ainda o papel de Secretaria Executiva do Conselho Temático de Meio Ambiente. O NUMA executa suas atividades participando de reuniões nos órgãos ambientais, orientando técnicos e empresários na solução de problemas pendentes por meio de sensibilização e de práticas que conduzam a uma nova postura ambiental. Clique para acessar o site do NUMA da FIEC.

Informações: (85) 3421.5916
 

DO NÚCLEO DE ECONOMIA E ESTRATÉGIA


•  Guia Industrial
O Guia Industrial do Ceará 2014, elaborado pelo Núcleo de Economia e Estratégia da FIEC, fornece informações sobre mais de 5.200 empresas, sendo 1.228 associadas aos sindicatos Patronais filiados à FIEC. Os principais dados são relacionados à razão social, nome fantasia, endereço, CNPJ, número de empregados, faturamento, tipo de atividade econômica e produtos fabricados.

A publicação também traz textos sobre assuntos de interesse do setor industrial, com destaque páginas especiais sobre o Mapa Estratégico da Indústria (2013-2022) e o Programa de Desenvolvimento Associativo PDA), além de espaços publicitários. Acesse o site para adquirir o Guia Industrial do Ceará
 

Indicadores Industriais - Realizada em convênio com a CNI, divulga, comparativamente ao Brasil, a variação de importantes indicadores: faturamento, horas trabalhadas, pessoal empregado, utilização da capacidade instalada e salários. A pesquisa é divulgada 40 dias após a data de referência, ou seja, a variação do faturamento de janeiro é divulgada nos primeiros 7 dias úteis de março.

Para fazer o download do documento, clique aqui:

 



Sondagem Industrial - Realizada em convênio com a CNI, divulga, comparativamente ao Brasil, indicadores de difusão ligados ao volume de produção, utilização da capacidade instalada frente o usual, estoques e número de empregados. A pesquisa é divulgada 25 dias após a data de referência, ou seja, os resultados de janeiro são divulgados ainda em fevereiro.

Para fazer o download do documento, clique aqui:





ICEI - Índice de Confiança do Empresário Industrial - Realizada em convênio com a CNI, divulga, comparativamente ao Brasil, indicadores de confiança e perspectivas dos industriais da construção civil e indústria de transformação. É uma pesquisa que serve para nortear perspectivas.

Para fazer o download do documento, clique aqui:

 

 



Panorama Industrial - Documento com finalidade de reunir as principais estatísticas sobre o setor industrial, tanto as publicadas pelo sistema FIEC como pelo IPECE, IBGE, etc, de modo a fornecer um retrato completo sobre o comportamento do setor industrial.


Sondagem da Construção -  Realizada em convênio com a CNI, divulga, comparativamente ao Brasil, indicadores de nível de atividade, capacidade de operação, número de empregados. É uma pesquisa que serve para nortear perspectivas.

Para fazer o download do documento, clique aqui:


 

• Carta Econômica - Estudo trimestral realizado sobre temas atuais e de relevância para o setor industrial. Exemplo de temas: Falta de trabalhador qualificado, produtividade, inserção internacional, etc.


DO CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS

• Ceará em Comex  - Estudo estatístico que analisa mensalmente o desempenho das exportações e importações do Ceará, avaliando entre outras informações, quantidade, volume e preço médio; além de relacionar os principais mercados, setores e produtos do comércio exterior do Estado. Tem o objetivo de fornecer variáveis para as tomadas de decisões das políticas macroeconômicas cearenses, bem como orientar os empresários em suas estratégias em comércio exterior.

Para fazer o download do documento, clique aqui:


OUTRAS PUBLICAÇÕES

Perfil Setorial - Estudos com ou sem pesquisa primária(obtenção de informações através de questionário) dos setores industriais, feito sobre encomenda. Estudos já realizados: Perfil setorial do Vestuário e Perfil básico setorial de alimentos.

• Estudos e pesquisas - Com tema central de competitividade, são estudos e pesquisas não sistemáticas, realizadas sob demanda. Exemplos: pesquisa de demanda por serviços dos Sistema FIEC, Energias renováveis no Ceará.

 

Sistema FIEC - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024