Escola SESI SENAI Ceará inicia aulas com turmas do Novo Ensino Médio integrado à formação profissional na área de energias renováveis

Nesta segunda-feira (31/01), o Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), através da Escola SESI SENAI, deram início às aulas em duas turmas de Novo Ensino Médio integrado à formação técnica nos Cursos de Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Sistemas de Energias Renováveis. Ao todo, 70 alunos participam das capacitações.

O SESI e o SENAI são pioneiros na implementação da nova Lei do Ensino Médio (Lei 13.415/2017) com um currículo organizado por áreas de conhecimento e não por disciplinas, totalmente contextualizado à realidade dos estudantes e integrado à formação técnica e profissional. As turmas piloto iniciaram em 2018, com cerca de 200 estudantes em cinco estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo e Goiás). Hoje, são mais de 15 mil estudantes atendidos em 22 estados da federação. Além disso, desde 2019, o SENAI, em todo território nacional, vem firmando parcerias com instituições públicas e privadas de Ensino Médio para a oferta de formação técnica e profissional.

A iniciativa tem como objetivo implementar a Escola SESI SENAI de Referência em Energias Renováveis, para contribuir com a estratégia de industrialização e uso do Hidrogênio Verde no Ceará. Além disso, as capacitações já contam com parcerias importantes no setor, tais como: Programa H2 Brasil (GIZ), Centro de Treinamento Avançado ENEL, Maersk Training, Aeris Energy e Instituto SENAI de Tecnologia em Energias Renováveis.

Estiveram presentes na solenidade de início das aulas o Superintendente Regional do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; a Gerente de educação do SENAI Ceará, Sônia Parente; a Gerente de Educação do SESI Ceará, Ana Paula Pinho; o Coordenador de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Presidente da Câmara Setorial de Energias, da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (ADECE), Joaquim Rolim;  o Consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço, o Gerente do SENAI Barra do Ceará, Francisco Sales Brandão e o Diretor da Escola SESI SENAI Parangaba, Robério Ferreira da Silva.

“O mercado de energias renováveis está crescendo muito, e especialistas apontam que existe uma carência de profissionais no mercado. Desta forma, o SENAI Ceará está contribuindo para a qualidade do ensino, e formando esses jovens para o mercado, promovendo conhecimentos para identificar as tecnologias e os processos de geração de energias renováveis”, ressaltou Paulo André Holanda.

“O conhecimento é o que move o mundo e é importantíssimo. O SENAI Ceará está cada vez mais se tornando uma referência em energias renováveis e esses cursos serão agregadores para o mercado”, reforçou Joaquim Rolim.

Saiba mais sobre as escolas SESI SENAI AQUI.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA