SESI e SENAI Ceará realizam formatura da primeira turma do Novo Ensino Médio

O Ensino Médio das escolas brasileiras está sendo transformado. A Lei 13.415, aprovada em 2017, propõe um novo formato para essa fase escolar. As instituições de ensino têm até 2021 para fazer as adequações.

No Ceará, a primeira experiência dentro do novo formato aconteceu graças ao SESI e SENAI Ceará. Nesta quinta (17/12), será realizada a formatura da turma pioneira, iniciada em 2018, com 20 alunos concludentes.

A implantação da novidade foi capitaneada pelo SESI Nacional em cinco estados, que serviram de piloto da experiência - Ceará, Alagoas, Bahia, Espírito Santo e Goiás. Os resultados foram tão positivos que, em 2019, outros 21 estados brasileiros passaram a contar com turmas neste formato, batizado de Novo Ensino Médio. 

A reforma estabelece uma organização curricular mais flexível, com a oferta de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC), organizada não mais por disciplinas, mas por competências e habilidades, que são divididas em quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. A BNCC representa 60% da grade, enquanto os outros 40% ficam a cargo dos chamados itinerários formativos.

Os itinerários formativos apresentam diferentes possibilidades de escolha aos estudantes, de acordo com suas preferências e intenções de carreira. Eles podem aprofundar os conhecimentos em uma das quatro áreas do conhecimento da BNCC ou optar por uma formação técnica e profissional. As instituições de ensino têm autonomia para definir quais os itinerários formativos ofertarão, considerando um processo que envolva a participação de toda a comunidade escolar.

A turma de formandos do SESI Ceará e do SENAI Ceará estava encaixada no itinerário 5, com capacitação na área de Técnico em Eletrotécnica. Depois da turma piloto, outras turmas de Novo Ensino Médio já foram iniciadas, nos itinerários de Formação Técnica, Matemática e Ciências da Natureza. Atualmente, existem alunos em Fortaleza e em Sobral. Em 2021, a oferta se estende também para Juazeiro do Norte.

Com as mudanças propostas, o objetivo do Governo Federal é tornar o Ensino Médio mais atrativo e, assim, diminuir os índices de evasão escolar. Dados do Censo Escolar apontam que apenas 84,3% dos adolescentes de 15 a 17 anos que deveriam estar no Ensino Médio estudam. Além de ter menos pessoas chegando a essa etapa, há um alto índice de desistência no período, que, segundo o Ministério da Educação, chega a 11,2%.

VAGAS

Neste momento, SESI e SENAI Ceará estão com seleção aberta para o Novo Ensino Médio, em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, na modalidade paga e gratuita. Confiram o edital AQUI.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA