Documento sobre entraves portuários é apresentado na FIEC durante reunião do Coinfra e CTlog

A reunião do Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em parceria com a Câmera Temática Logística (CTLog) da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), apresentou na manhã de hoje, (24/4), na Casa da Indústria, o estudo sobre os principais entraves portuários. A apresentação é uma ação de continuidade dos trabalhos do Masterplan de Logística do Programa para o Desenvolvimento da Indústria.

Na ocasião, Bruno Lughetti, membro da CTLog, apresentou os novos projetos e diretrizes do sistema portuário e seu impacto no comercio exterior. Uma das principais preocupações do setor, por exemplo, é com relação ao transporte marítimo e a ideia de utilizar médicos veterinários para inspeção de frutas para exportação, a fim de suprir a falta de profissionais da inspeção agropecuária.

O documento mostra ainda a intenção de instalar câmeras CFTV permitindo que a Aduana (repartição governamental de controle do movimento de entradas e saídas de mercadorias para o exterior ou dele provenientes) revise o procedimento do escoamento dos contêineres vazios. Essa tecnologia vai proporcionar uma fiscalização mais precisa.

Para Bruno, a sugestão de unificação de instruções alfandegárias e de fiscalização entre os portos do Pécem e Mucuripe visa esclarecer e tornar mais claras as normas vigentes dos procedimentos de fiscalização do transporte marítimo. Com ajuda da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (ANTAQ), será feita a revisão das competências vistas entre o Ministério do Trabalho, empregadores e a Receita Federal.

Sobre o Coinfra

O binômio infraestrutura e investimentos regulares e adequados traduz, perfeitamente, o que o país necessita para alcançar o desenvolvimento sustentável. O Conselho Temático de Infraestrutura - COINFRA, visa integrar e desenvolver os setores industriais, especialmente nas áreas de energia, saneamento básico, transportes, concessões e telecomunicações. Sempre priorizando a disponibilidade de energia e o aumento de suprimento através de investimentos em fontes alternativas renováveis de energia, como a éolica, no estado do Ceará.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA