Conselho de Relações Internacionais da FIEC redefine objetivos estratégicos

O Conselho Temático de Relações Internacionais (Corin) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realizou hoje (19/4) a primeira reunião desse ano, sob direção da nova presidente, Roseane Medeiros. A reunião estabeleceu o novo calendário de encontros, contou com apresentação dos objetivos do conselho apontados pelo planejamento estratégico e apresentação dos membros.

A presidente do Corin, Roseane Medeiros, disse que o conselho tem condições de dar encaminhamento e tentar solucionar problemas que as empresas enfrentam em relação ao comércio exterior. A gerente do Centro Internacional de Negócios, Karina Frota, apresentou os novos objetivos do conselho, presentes no planejamento estratégico, que foram reavaliados e priorizados.

Um dos membros do Conselho, o gerente geral de relações institucionais e comunicação da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), Ricardo Parente, falou sobre as exportações da CSP, que hoje representam 96% da produção da companhia. Os outros 4% são vendidos no mercado interno. Segundo ele, a CSP importa anualmente 3,2 milhões de toneladas de carvão e 5,2 milhões de minério. A CSP não tem enfrentado dificuldades nessa área, conforme Ricardo. Ele aconselhou que as empresas devem se aproximar de órgãos como Receita Federal, Anvisa, Inmetro, entre outros, para resolver os entraves. Ele recomendou ainda que seja feita aproximação com consulados para aumentar o volume de exportações do estado.

Corin

Cabe ao Conselho Temático de Relações Internacionais (CORIN) dirigir ações voltadas para os setores exportadores tradicionais do Ceará, como castanha de caju, calçados, confecção, têxtil, entre outros, abrindo caminhos para inserção de outros setores, dentro da esperada base industrial do estado, nas atividades  de siderurgia, refinaria e agroindústria.

Deeve buscar inserir o Sistema FIEC no contexto das discussões realizadas no âmbito das negociações do comércio internacional, discutindo temas como a inserção do Brasil e do Ceará no cenário das relações internacionais, em consonância com as atividades do Centro Internacional de Negócios, instrumento na formação de cultura de negócios e política internacional no Sistema FIEC.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA