REVISTA DA FIEC - Escola SESI SENAI (EBEP): tecnologia a serviço das ciências humanas

Em janeiro de 2018, a Escola de Educação Básica e Educação Profissional (Ebep) do SESI e SENAI Ceará completará dois anos de funcionamento. Desde o dia em que a placa oficial da instituição foi descerrada, com a presença do presidente da FIEC, Beto Studart, e do governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, muito aconteceu. Centenas de alunos passaram a utilizar tecnologia em sala de aula, desenvolveram projetos inovadores, foram notícia na mídia local e transformaram completamente a forma de ensinar e aprender. Agora, a Escola EBEP passa por um novo momento, com o lançamento do edital para novos alunos que abre 80% das vagas à comunidade. Os outros 20% permanecem destinados a dependentes de trabalhadores da indústria, ainda na gratuidade.


Laboratório Ebepiano de Estudos Sociais
Não só de ciências exatas vive a tecnologia. Pensando nisso, o professor de sociologia, Tiago Araújo, e o estudante do 2º ano, Daniel Pontes, criaram o Laboratório Ebepiano de Estudos Sociais (LEES), que utiliza a sala de aula virtual
da Google for Education para gerar um ambiente de discussões saudável entre os alunos. Os alunos monitores, selecionados depois de um curso de férias, são responsáveis por conduzir os debates, identificar as principais dúvidas e levar as conclusões das turmas para o LEES.

A partir deste levantamento, o grupo convida especialistas para dialogar com os alunos. No primeiro encontro promovido, a escola recebeu a professora da UFC, Daniele Nilim, para falar sobre participação dos jovens na política. Para Tiago, o LEES desconstrói a ideia de que tecnologia diz respeito apenas à aparelhagem eletrônica. “Surge uma compreensão de tecnologia que foge do senso comum. Existe uma tecnologia do saber. Novos paradigmas surgem, e é preciso um saber tecnológico para compreender essas mudanças”, esclarece.

Segundo o docente, a intenção é aproximar os alunos do EBEP da realidade da universidade, da produção acadêmica. “A nossa meta é aprovar esses alunos no ENEM, então é muito bom que eles já se preparem para a realidade que encontrarão em breve, que saibam pesquisar, levantar uma bibliografia, apurar dados”, pontua.

Daniel, aluno monitor que também idealizou a iniciativa, afirma está vivendo uma grande experiência de vida dentro da Escola EBEP. “Eu sinto que estou na hora certa, no lugar certo, com as pessoas certas. Tenho certeza de que isso vai fazer a diferença na minha vida”, conta. O jovem foi um dos palestrantes do evento SESI Talks, realizado em julho, e falou sobre “ética para o mundo do trabalho” para uma plateia de adultos, formada por colaboradores do SESI e por empresários da indústria cearense. “Antes eu não sabia falar em público. Com as minhas experiências na escola, perdi a vergonha. Dar uma palestra para pessoas que estudaram muito mais do que eu, no SESI Talks, foi algo que não vou esquecer”.


Novas matrículas
Em 2018, 240 novos alunos ingressarão na Escola EBEP. O edital está disponível para leitura no site www.sesi-ce. org.br/escolasesi2018. Aos que pretendem pleitear uma vaga na gratuidade, a dica é ficar atento ao período de inscrições, que será diferenciado: a documentação deve ser deixada na escola até o dia 3 de novembro. Para a comunidade este período será maior: até o dia 20 de janeiro! Mais informações: (85) 3421.6147/6136/6107.

Essa matéria faz parte de uma série que está sendo publicada de 23/10 a 27/10.

Acesse as matérias anteriores:
"Escola EBEP: Inovação para ensinar e aprender”
“Escola SESI SENAI (EBEP): novas tecnologias de aprendizagem”
“Escola SESI SENAI (EBEP): robótica no ensino”

Leia essa e outras matérias na Revista da FIEC.
 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA