telefone(85) 4009.6300

REVISTA DA FIEC - Escola SESI SENAI (EBEP): robótica no ensino

25/10/2017 - 14h10



Em janeiro de 2018, a Escola de Educação Básica e Educação Profissional (Ebep) do SESI e SENAI Ceará completará dois anos de funcionamento. Desde o dia em que a placa oficial da instituição foi descerrada, com a presença do presidente da FIEC, Beto Studart, e do governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, muito aconteceu. Centenas de alunos passaram a utilizar tecnologia em sala de aula, desenvolveram projetos inovadores, foram notícia na mídia local e transformaram completamente a forma de ensinar e aprender. Agora, a Escola EBEP passa por um novo momento, com o lançamento do edital para novos alunos que abre 80% das vagas à comunidade. Os outros 20% permanecem destinados a dependentes de trabalhadores da indústria, ainda na gratuidade.

Construir robôs
As aulas de robótica fazem parte da grade curricular da escola EBEP desde o início de suas atividades. Ao utilizar kits de uma velha conhecida das crianças, a empresa LEGO, com motores, sensores, bloco programável e fascículos cheios de exercícios, as aulas desafiam os alunos a exercitarem suas habilidades motoras, raciocínio lógico e criatividade.

Professor do SESI há seis anos, Erivando Eduardo dos Santos, encarou as aulas de robótica como um novo desafio. “Era uma novidade para mim e para os alunos, até porque eu não aprendi desse jeito. Eles ficam mais animados e nós também. Quando utilizamos os sensores dos robôs, eu faço paralelos com os sensores utilizados em algumas indústrias, então eles estão sempre unindo aprendizado e prática”, opina.

O bom desempenho na robótica levou um grupo de alunos para a 9ª Olimpíada do Conhecimento, em Brasília. Eles foram escolhidos para representar o Ceará no Festival SESI de Robótica FIRST LEGO League, que contou com a participação de 54 equipes. A aluna Karyny Dias relembra com alegria a experiência. “Eu não sabia que tinha capacidade de participar de um time e até mesmo viajar com ele. Já tinha viajado de avião, mas viajar com os amigos, sem os pais, é totalmente diferente. Parece que você se descobre como uma pessoa responsável, bate um sentimento de confiança, de que podemos fazer qualquer coisa!”.

Novas matrículas
Em 2018, 240 novos alunos ingressarão na Escola EBEP. O edital está disponível para leitura no site www.sesi-ce. org.br/escolasesi2018. Aos que pretendem pleitear uma vaga na gratuidade, a dica é ficar atento ao período de inscrições, que será diferenciado: a documentação deve ser deixada na escola até o dia 3 de novembro. Para a comunidade este período será maior: até o dia 20 de janeiro! Mais informações: (85) 3421.6147/6136/6107.

Essa matéria faz parte de uma série que está sendo publicada de 23/10 a 27/10.

Acesse as matérias anteriores:
"Escola EBEP: Inovação para ensinar e aprender”
“Escola SESI SENAI (EBEP): novas tecnologias de aprendizagem”


Leia essa e outras matérias na Revista da FIEC.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright