[Discurso] Jorge Parente Frota Júnior

PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE DA FIEC, DR. JORGE PARENTE FROTA JÚNIOR, POR OCASIÃO DA SOLENIDADE DE CONCLUSÃO DO PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA TÊXTIL NO GRUPO VICUNHA.
Fortaleza, 25/04/01.

Senhoras e senhores,

Boa noite!

Tenho imensa satisfação ao recebe-los para este evento que se caracteriza como um marco na alavancada da indústria cearense rumo ao equilíbrio entre o progresso econômico e o respeito ao meio ambiente.

Neste último final de século, o advento da globalização impulsionou as empresas a buscarem estratégias de adequação às novas exigências de competitividade através do aprimoramento técnico e da adequação de seus produtos e serviços aos padrões e normas internacionais de qualidade. A partir daí a indústria nacional apresentou um elevado crescimento na maioria dos segmentos econômicos, notadamente no setor têxtil, que desde 1996 vem superando as estimativas de crescimento em relação ao PIB nacional.

No Ceará, onde é historicamente tradicional, a indústria têxtil possui grande representatividade no desenvolvimento econômico do Estado, com cerca de 350 empresas instaladas, promovendo uma média de 60 mil empregos diretos e indiretos.
Por outro lado, como não poderia deixar de ser, essa rápida e progressiva expansão da indústria vem gerando preocupações relacionadas à questão ambiental. Não é de hoje que se discute a conservação do meio ambiente como fator primordial para a sobrevivência do planeta, entretanto, com a evolução dos processos tecnológicos, cargas substanciais de lixo atômico, gases tóxicos e resíduos industriais são liberados cotidianamente pelas indústrias, tornando-se uma ameaça crescente, objeto da preocupação de ambientalistas, políticos e empresários, que vêm se empenhando em promover movimentos de conscientização e regulamentação de normas de preservação ambiental.

Diante deste cenário, a utilização de sistemas de gestão ambiental se sobressai como única alternativa viável para reduzir os impactos causados aos ecossistemas pela atividade industrial. Neste sentido, o Sistema SENAI, preocupado com a qualidade ambiental na competitividade das indústrias nacionais e empenhado em cumprir seu papel social, lançou em 1996 o Programa SENAI de Qualidade Ambiental (PSQA).

O PSQA, que envolve parceria na transferência tecnológica e na capacitação de competências internas com a Canadian International Development Industry (CIDA), Agência Canadense de Desenvolvimento Industrial, propõe um conjunto de procedimentos capazes de diagnosticar o desempenho ambiental das empresas, a partir do qual é definida uma política de inserção da variável ambiental em seus processos de gestão.

Com base neste programa, o SENAI/CE deu início a investimentos em inúmeras ações no campo da gestão ambiental, orientado por uma pesquisa realizada em 1997 que traçou o perfil ambiental e a demanda por serviços na área do Meio Ambiente nas empresas do Estado, gerando como produto o desenvolvimento de palestras em eventos nacionais e internacionais, além de trabalhos de assessoria técnica e tecnológica junto às empresas para diagnóstico situacional e implantação de programas de educação e de gestão ambiental, gestão integrada e gerenciamento de resíduos sólidos.

Vislumbrando o progressivo crescimento do setor têxtil no mercado nacional e balizado nas diretrizes delineadas pelo Departamento Nacional do SENAI no Programa de Qualidade Ambiental, que deu origem a todas essas ações, o SENAI/Ceará  aderiu a essa iniciativa, unindo esforços com o SENIA NACIONAL, a Agência Canadense e os Departamentos Regionais do SENAI de Santa Catarina e São Paulo, para desenvolver, em 1999,  o Projeto de "Implantação de Sistemas de Gestão Ambiental para a Indústria Têxtil”.
O objetivo desse Sistema é a geração, adaptação, transferência e difusão dos instrumentos de gestão ambiental, visando tornar os processos e produtos dessa indústria compatíveis com o meio ambiente.

No mesmo ano, o projeto piloto foi implantado no Grupo Vicunha, a partir de diagnóstico ambiental realizado pela equipe técnica do SENAI/CE, contando com a assessoria de consultores canadenses, que resultou na implementação do Sistema de Gestão Ambiental da empresa e na elaboração de um programa de educação ambiental com base na norma ISO 14001.

A implantação do Projeto culminou com a certificação ISO 14001 do Sistema de Gestão Ambiental nas empresas do Grupo Vicunha, o que demonstra a capacidade empreendedora das organizações envolvidas na busca de um resultado que, certamente, se destaca como exemplo na inserção de outros segmentos em esforços semelhantes.
Visando tornar as indústrias do nosso Estado mais preparadas para competirem em mercados cada vez mais exigentes e detentores de tecnologias e modelos de gestão modernos, dotados dos mecanismos necessários à prática da qualidade em processos e produtos e, acima de tudo, em harmonia com o meio ambiente, o SENAI/CE está difundindo esta iniciativa do Departamento Nacional respaldando a sua missão de comprometimento com o desenvolvimento sustentável.

Neste momento, cabe-nos parabenizar as empresas do Grupo Vicunha pela conquista da certificação, pois para nós que fazemos o Sistema FIEC é, ao mesmo tempo, .um orgulho e uma gratificante satisfação do dever cumprido fazermos parte na conquista de um resultado coroado de pleno êxito, que insere a Vicunha num seleto grupo de empresas mundiais que desenvolvem ações de proteção ao meio ambiente.

Quero registrar o meu agradecimento ao Departamento Nacional do SENAI, pelo incondicional apoio prestado ao SENAI/CE na consecução deste Projeto, que vem contribuir de forma significativa para o fortalecimento das indústrias do nosso Estado.

Agradeço aos parceiros da Canadian International Development Industry (CIDA), pelo suporte técnico e pelo assessoramento na transferência de tecnologias. Meu especial agradecimento aos parceiros do Grupo Vicunha, pela sua garra e pelo seu empenho, cujo comprometimento foi vital para tornar possível a implantação do Projeto.

Para finalizar, quero mais uma vez registrar que esta iniciativa simboliza o despertar das indústrias cearenses para as ações de responsabilidade social, que já está sendo seguida por outros segmentos que buscam a expansão de sua qualidade competitiva comprometidos com o desenvolvimento sustentável do Estado. O SENAI/CE está aberto à formação de novas parcerias para a continuidade deste Projeto que, sem dúvida, vem fortalecer o crescimento sócio-econômico do Ceará.

Muito obrigado!

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP