[Biografia] Jorge Parente Frota Júnior

Oitavo Presidente da FIEC e dos Conselhos Regionais do SESI-Ce, do SENAI-Ce e do Instituto Euvaldo Lodi-IEL.
Jorge Parente Frota Júnior nasceu em Fortaleza (CE), no dia 25 de maio de 1945. Filho de Jorge Parente Frota e de Maria Augusta Espíndola Frota, foi o segundo de uma família de seis filhos. Cedo iniciou seus estudos e da mesma maneira que a maioria dos seus irmãos foi alfabetizado por sua mãe, professora primária que lecionava na Fazenda Iracema vinculada ao Ministério da Agricultura e localizada no Município de Quixadá onde seu pai, fundador da Escola lá existente, exercia como Engenheiro Agrônomo a função pública de administrador.
Desta época, vivenciada com as demais crianças filhas de gente humilde do campo, em condições de extrema simplicidade e sem privilégios, resultaram traços marcantes e bastante significativos na formação de seu caráter, como ao amor e o respeito ao próximo baseados no valor intrínseco de cada um, além do gosto pelo trabalho já que desde cedo seu pai delegava atribuições específicas para cada filho. A influência familiar paterna marcou sua personalidade com fortes matizes de bom humor e presença de espírito próprios do povo sobralense. A descendência materna legou-lhe dotes de sensibilidade, solidariedade, carinho e formação religiosa.
É casado com Nadja Bezerra Frota. Tem dois filhos, Alexandre e Niedja e dois netos.
Cursou o ginasial no Colégio Cearense; o Científico no Colégio Castelo Branco; formou-se em Economia pela Universidade Federal do Ceará-UFC.
Dono de vasta experiência profissional, é hoje Diretor Institucional e de Relações com o Mercado da PARMALAT.
Presidente do CIC no período de 1996-1998. Presidente da FIEC desde 1999; é presidente do PLANEFOR-Plano Estratégico da Região Metropolitana de Fortaleza, desde 1997; foi membro do Conselho Universitário da UFC, no período de 1996-1998; é membro do Conselho Temático da Integração da Confederação Nacional da Indústria-CNI, como representante da FIEC desde 1996; e membro do Conselho Deliberativo da COELCE.

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP