[Discurso] Jorge Parente Frota Júnior

PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE DA FIEC, DR. JORGE PARENTE FROTA JÚNIOR, POR OCASIÃO DA ABERTURA DA PALESTRA DO SOCIÓLOGO DOMENICO DE MASI
TEMA: O FUTURO DO TRABALHO

Bom Dia a todos!
Devo dizer inicialmente do nosso agradecimento ao Demócrito Dummar, que ao trazer o Domenico De Masi aqui a Fortaleza, ao Ceará, mais uma vez ele nos proporciona traze-lo aqui ao nosso ambiente da Federação. Porque o Domenico veio nesse evento internacional da imprensa, que o Demócrito coordena e realiza aqui no Ceará.

Quero agradecer também ao SEBRAE, que é parceiro nosso nesse evento e devo dizer que há quatro anos atrás, quando nós presidíamos o Centro Industrial do Ceará, como foi dito na apresentação do Domenico De Mais, em conversa com a nossa diretora Vânia Dummar. Vânia o que nós podíamos fazer para sair da mesmice que está ocorrendo aqui, para colocarmos o CIC naquela posição de vanguarda e trazer idéias novas, com visão de futuro para balançarmos a discussão aqui do Ceará.

A Vânia disse:
Jorge tem uma pessoa que é denominada o profeta do futuro, que é o Domenico De Masi.
Pois vamos trazer o Domenico. A Vânia com toda sua perspicácia, sua inteligência, conseguiu contato com o Domenico na cadeira de Sociologia na Universidade de Roma e ele veio ao Brasil pela primeira vez a convite nosso, do Centro Industrial do Ceará, trazendo para cá, suas idéias, que eram idéias revolucionárias na época e que hoje nós estamos vendo que aquele profeta do futuro não era o profeta do futuro, é o homem da realidade, do presente.

Tal a configuração que nós vimos hoje da relação que existe, sobretudo das relações do trabalho, onde aquela dissociação entre trabalho e lazer, acabou.

O Domenico já apregoava isso, hoje em dia está tudo entrelaçado. O trabalho e o lazer, incorporado também ao conhecimento. E hoje não se pode pensar em trabalho sem pensar no conhecimento, no aprendizado permanente e aí se justifica essa presença tão marcante, tão acentuada de jovens, jovens empresários, jovens alunos das universidades, ávidos por ouvi-lo pessoalmente, já que com certeza, todos eles já conhecem as suas idéias através de alguns dos seus livros, que são tão bem lidos e divulgados aqui no Ceará.

Essa configuração que o Domenico diz, ele às vezes é pouco compreendido e o pessoal acha que ele acha que a indústria acabou.

Nós estamos aqui na sede da FIEC, onde nós procuramos cada vez mais fortalecer o setor tradicional da indústria do Ceará, não poderia ser diferente já que somos a Federação das Indústrias. Mas entendemos claramente que, ou as indústrias mudam a forma de pensar, buscando a produtividade, associando produzir com mais qualidade e com menor custo ou não seremos competitivos e seremos uma indústria do passado.

A Federação busca esse ideal, tem feito esse esforço aqui na nossa gestão e nessa linha de colocar a Federação na linha da modernidade, do pensamento inclusive, é que nós saímos daquele lugar comum, do corporativismo, do intramuro do setor industrial e trazemos palestrantes como Domenico De Masi para aqui nos mostrar, essa nova realidade que nós estamos a atravessar. Então, a Federação nessa linha de modernidade, é que traz o Domenico mais uma vez aqui ao Ceará. É a segunda vez que ele vem ao Ceará.

Nós, quando soubemos que ele viria participar do evento promovido pelo Demócrito, conversamos e não medimos esforços, sabíamos da dificuldade da agenda, o horário é ruim, nós saímos do final de semana prolongado com o feriado de São José, mais mesmo assim estão os dois auditórios lotados. Temos o auditório ao lado com o telão para possibilitar assistir os pensamentos e as palavras do Domenico De Masi.

Domenico que inova também em relação, eu vejo uma presença bem expressiva de mulheres aqui no auditório e ele inova também em relação à participação da mulher, como a mulher deve se configurar hoje no mercado de trabalho, nessa posição da sociedade de uma forma geral, deixando de ser aquela mulher dona de casa e passando a ter uma posição de fato positiva e agregando inclusive emoção na gestão dos negócios, na gestão das empresas. E aí nesse ponto o livro “A Emoção e a Regra”, para mim foi um livro muito útil, porque conseguiu dizer claramente que o gestor, que ao administrador, que o empresário, não pode ficar tanto dentro da regra que torna a empresa burocratizada. E a empresa burocratizada é uma empresa que fatalmente vai ser ultrapassada.

Então, ele coloca a emoção, deve ser incorporada, como trás também e pela primeira vez ele trouxe aqui há quatro anos atrás os conceitos de pensar no designer que era uma linha que pouco se dava valor no Brasil e está o designer sendo uma coisa fundamental para o desenvolvimento de qualquer indústria do Brasil.

E o turismo, quando nós aprendemos com o Domenico há quatro anos atrás que existia no mundo, dito por ele aqui nesse auditório, 600 milhões de pessoas no mundo inteiro, viajando de 20 a 40 dias do ano, buscando novas formas de lazer, de entretenimento e de arejar a mente. É mais de três vezes a população do Brasil. Se nós conseguimos daquela época para cá, quando Domenico trouxe aquele número, nós conseguíssemos trazer pelo menos 1% desses 600 milhões, quer dizer seis milhões de turistas internacionais para o Brasil e para o Ceará um tanto expressivo desses, nós teríamos alavancado a nossa indústria tradicional, a indústria de bens e mercadorias porque nós sabemos que o turismo impacta mais de 50 atividades do setor tradicional da economia.
Então, feita essa abertura, eu acho que já falei demais, porque estamos todos aqui é para ouvir o Domenico de Masi.

Eu quero dizer para ele da satisfação enorme, da alegria de contar com ele aqui mais uma vez. Nós que fomos pioneiros em traze-lo para o Brasil.

Ele que hoje vem três, quatro vezes por ano ao Brasil, mais voltado para o Rio, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, descobriram o Domenico também, as suas idéias novas que ele tem trazido, de forma que nós ficamos muito satisfeitos em ouvi-lo essa manhã.

Eu vou passar a palavra para o Demócrito, não sem antes convidar o empresário Amarílio Macedo, que é o representante do UNIEMP aqui no Brasil, que é um convênio Universidade/Empresa, uma coisa muito importante que nós estamos desenvolvendo aqui. Eu convido o Amarílio para fazer parte da nossa mesa. Ele que além de ser diretor do UNIEMP, é também ex-presidente do CIC e uma pessoa com quem nós convivemos bastante tempo da nossa vida e que podemos aprender da sua visão das coisas, visão social.

Eu passo então a palavra ao nosso parceiro Demócrito Dummar, para que ele diga em poucas palavras a recepção ao Domenico, para que nós comecemos então a ouvi-lo.

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP