PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE DA FIEC, EMPRESÁRIO JORGE
PARENTE FROTA JÚNIOR, NA SOLENIDADE DE ENTREGA DO
PRÊMIO SESI QUALIDADE NO TRABALHO.
Fortaleza, 09 de Dezembro de 2002.
Senhoras e Senhores,
É com grande satisfação que participo desta cerimônia de entrega do Prêmio SESI Qualidade no Trabalho - Edição 2002.
Estamos aqui para premiar o esforço de empresas que se destacaram pela excelência de seu trabalho.
São empreendedores que fizeram de seu cotidiano um exercício de cidadania responsável, trabalhando com harmonia os conceitos de Competitividade e Responsabilidade Social.
O Prêmio SESI Qualidade no Trabalho estimula, ações voltadas para promover o equilíbrio das relações do trabalho, melhoria das condições ambientais da produção e a valorização dos recursos humanos.
São as duas faces de um mesmo compromisso. O compromisso da Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC, através do SESI de fomentar ações que harmonizam as relações no espaço do trabalho e o envolvimento das empresas com a prática da responsabilidade social e a cidadania empresarial. Este é o conceito-chave aqui premiado.
A entrega do Prêmio SESI Qualidade no Trabalho, traduz o reconhecimento aos esforços de empresas e trabalhadores voltados à melhoria da gestão das áreas de saúde e segurança no trabalho, meio ambiente, educação, lazer e responsabilidade social.
Empregados e patrões hoje aqui presentes superaram o dificil desafio de implantar inovadoras melhorias em prol da eficácia e da qualidade no ambiente e nas condições de trabalho.
Descobriram que é possível ultrapassar os limites de um entendimento coletivo. Adotaram fórmulas que priorizam o acerto entre as partes.
Valorizaram as relações interpessoais, a satisfação do cliente. Dessa forma, garantiram a produtividade dos seus negócios e, mais do que isso, a competitividade de sua empresa.
Esses fatores, além de modificar os processos de produzir e vender, estão transformando as formas de relacionamento entre patrões e empregados.
o Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho representa, sobretudo, o grande objetivo do SESI, parceiro das empresas e trabalhadores há mais de 50 anos, na prestação de serviços sociais integrados, visando a contribuir para a promoção social de milhares de trabalhadores da indústria cearense.
Ao laurear a empresa e enfatizar a participação do trabalhador no seu processo de julgamento, o Prêmio busca não somente incentivar a melhoria de qualidade das estruturas produtivas, mas, sobretudo, a harmoniosa relação entre os dois parceiros da produção - o empresário e o trabalhador.
As três Empresas vendedoras, Pequena Empresa: Construtora Marquise S/A(Escritório), Média Empresa: a Jomar Indústria e Comércio de Jóias Ltda (de Juazeiro do Norte, que obteve o 2° lugar nacional na categoria média empresa - premiação entregue em 26.11 p.p. em Brasília), Grande Empresa: e a Têxtil Baquit S/A - TEBASA, cada uma em sua categoria, merecem de todos nós o aplauso por terem adotado, nas suas estratégias de competição, o compromisso de serem, no seu dia a dia, empresas cidadãs.
Antes de encerrar, gostaria de agradecer as parcerias com a SETAS - Secretária de Trabalho e Ação Social, o IDT - Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, A DRT - Delegacia Regional do Trabalho, e a Federação dos Trabalhadores da Indústria do Ceará que participaram da Comissão Julgadora do Prêmio SESl Qualidade no Trabalho.
Finalmente, tenho especial prazer em cumprimentar todos os participantes do Prêmio SESI Qualidade no Trabalho, e particularmente, os vencedores em cada uma de suas categorias, pois demonstraram o quanto é possível serem competitivos, aumentando a produtividade e agregando novas tecnologias, ao mesmo tempo em que preservam o meio ambiente e melhoram a qualidade no trabalho.
Formulo votos que continuem na busca incessante do aperfeiçoamento de suas estruturas e processos produtivos e que seus êxitos sejam exemplo e estímulo às demais empresas brasileiras.
Muito obrigado.