[Discurso] Jorge Parente Frota Júnior

Perfil do Profissional do Futuro

Imaginar que no futuro um bom profissional terá comportamento digital, não é profético, mas axiomático. De digital podemos chamar aquele que convive com termos como net, internet, email, link, on-line, mídia, fibra-ótica. Quem hoje pode imaginar um homem que não saiba utilizar aparelhos telefônicos ou de TV? Digital será não apenas o profissional, mas o homem.
Do profissional espera-se mais.
Já hoje os especialistas de RH estão trazendo da informática o termo networking para denominar o importante conceito de rede de relacionamentos. O seu princípio é básico: quanto mais pessoas nos relacionamos efetivamente, maiores as chances de oportunidades e colaboração.
Mas apenas informação não tem valor. Precisamos do conhecimento. Detê-lo não é suficiente, é necessário gerá-Io. Está surgindo um novo paradigma que não considera mais o equilíbrio como característica básica do ambiente das empresas, ao contrário, reconhece uma tendência crescente à instabilidade. Essa mudança de paradigma impõem aos administradores novas formas de atuação, empreendendo a grande transformação necessária para que as empresas consigam se adaptar a qualquer situação, transformando-se em organizações que aprendem.
As qualidades básicas (honestidade, simplicidade) assim como atitudes de ética, entusiasmo, motivação, otimismo, credulidade no que faz na organização e nas pessoas, são requisitos super valorizados;
Habilidade relacional que lhe permita circular entre os diversos níveis da organização; poder de negociação, conhecimento técnico do que faz, saber informática, línguas estangeiras; estar sempre disposto a colaborar; ser solidário e ser provedor de soluções;
Se possível que tenha gosto pelas artes, pelo esporte, pela leitura.
Que tenha pais de bom caráter e boa formação e uma familia estruturada e Religiosidade.
Do profissional do futuro, espera-se que utilize as ferramentas tecnológicas para comunicar-se, tendo como objetivos aprender e empreender.
Necessário se faz, também, que tenha uma visão holistica; um bom embasamento intelectual; e, obviamente, boa formação de nível superior, se possível com experiência e estágios no estrangeiro.

Indique para:

Newsletter:

(85) 3421.5473 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao CEDIP