LANÇAMENTO DA REVISTA "INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA"
14/10/99 -19:00 - AUDITÓRIO LUIZ ESTEVES
PRONUNCIAMENTO FEITO PELO DR. LIMA MATOS, PRESIDENTE DO CIC, REPRESENTANDO O PRESIDENTE DA
FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO CEARÁ - FIEC E DIRETOR-PRESIDENTE DO IEL/CE, DR. JORGE PARENTE HÁ CERCA DE UM MÊS, ASSUMIMOS A ELEVADA FUNÇÃO DE DIRETOR DA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO CEARÁ - FIEC, LIDERADA POR JORGE PARENTE, COM UMA PAUTA DE TRABALHO MARCADA PELA MAIOR APROXIMAÇÃO DA INDÚSTRIA CEARENSE COM OS MAIS DIVERSOS SETORES DE NOSSA SOCIEDADE, ESPECIALMENTE COM A UNIVERSIDADE.
FAZEMOS ESSE REGISTRO PORQUE SEMPRE ACREDITAMOS QUE O ÊXITO DO NOSSO DESENVOLVIMENTO ESTÁ NECESSARIAMENTE LlGAQO AO DESEMPENHO DE NOSSA UNIVERSIDADE. DAÍ O APOlO QUE TEM MARCADO AS NOSSAS POSIÇÕES SEJA COMO SIMPLES CIDADÃO SEJA COMO EMPRESÁRIO, OU AINDA NA CONDIÇÃO DE DIRETOR DE INSTITUIÇÃO CLASSISTA E NA PRESIDÊNCIA DO CENTRO INDUSTRIAL DO CEARÁ - CIC.
O CIC, COMO É DO CONHECIMENTO DE TODOS, DESDE A GESTÃO DO COMPANHEIRO JORGE PARENTE, VEM CONDECENDO ESPECIAL ATENÇÃO AO TEMA, TENDO PROMOVIDO VÁRIOS ENCONTROS, CONSTITUíDOS DE PALESTRAS E DEBATES, NA PREOCUPAÇÃO DE ESTABELECER UM NOVO MODELO DE UNIVERSIDADE QUE PUDESSE RESPONDER DE FORMA MAIS EFICAZ ÀS DEMANDAS SOCIAIS.
REALIZAMOS UM WORKSHOP PARA CONSTRUÇÃO DE UM MODELO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO CEARÁ, CULMINANDO COM UMA PROPOSTA ENTREGUE PELO ENTÃO PRESIDENTE DO CIC E PELO ATUAL PRESIDENTE DO SISTEMA FIEC, JORGE PARENTE, AO GOVERNADOR TASSO JEREISSATI, COM PROPOSiÇÕES DE MEDIDAS, DE ESTRATÉGIAS E DE INDICADORES PARA O ÊXITO DO PROCESSO DE ADEQUAÇÃO DO SISTEMA UNIVERSITÁRIO ESTADUAL.
NESSE DOCUMENTO FOI PROPOSTO UMA MAIOR ARTICULAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM A SOCIEDADE ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO ATIVA DE SEUS REPRESENTANTES EM MOVIMENTOS SOCIAIS COMO O PACTO DE COOPERAÇÃO E FÓRUNS, NO SENTIDO DE ASSEGURAR A PRESENÇA E A COLABORAÇÃO ACADÊMICA, E PRINCIPALMENTE DESENVOLVER AÇÕES EM PARCERIA COM OUTRAS ENTIDADES VOLTADAS PARA AS PEQUENAS E MICRO EMPRESAS NO PROPÓSITO DE INCREMENTAR A GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA.
ALGUMAS EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DE COOPERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA FORAM DETECTADAS EM MISSÃO À FRANÇA, NO ANO DE 1997, DA QUAL PARTICIPOU A DIRETORIA DO CIC JUNTAMENTE COM OUTRAS INSTITUIÇÕES LOCAIS DE FOMENTO COMO O SEBRAE E O IEL, DURANTE A QUAL FICOU CADA VEZ MAIS EVIDENCIADA A IMPORTÂNCIA DE UMA MAIOR ARTICULAÇÃO ENTRE O SETOR QUE PRODUZ O CONHECIMENTO ESPECÍFICO E O DEMANDANTE DE TECNOLOGIA.ESTA REVISTA QUE ORA LANÇAMOS É UM EXCELENTE INSTRUMENTO DE COOPERAÇÃO E UM DESTACÁVEL EXEMPLO DE INICIATIVA QUE PROMOVE ESTA APROXIMAÇÃO, POIS ALÉM DE SUSCITAR REFLEXÕES SOBRE O TEMA, DIFUNDE TECNOLOGIAS CEARENSES DISPONíVEIS NAS UNIVERSIDADES E CENTROS DE PESQUISA.
O PROPÓSITO DO IEUNACIONAL NESTE PROJETO É DIVULGAR TRABALHOS PRODUZIDOS POR AUTORES LOCAIS QUE DISCUTAM OS MECANISMOS DE INTERAÇÃO ENTRE A INSTITUIÇÃO UNIVERSITÁRIA E O SETOR PRODUTIVO.
OS 10 ARTIGOS PREMIADOS, QUE DESDE JÁ PARABENIZAMOS AOS AUTORES, ANALISARAM AS DIVERSAS FACETAS QUE ENVOLVEM O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO, AS FORMAS DE SE TRANSFERIR ESSE CONHECIMENTO PARA A SOCIEDADE E A IMPORTÂNCIA DE SE ESTREITAR A RELAÇÃO
ENTRE UNIVERSIDADE E EMPRESA ATRAVÉS DE UMA COOPERAÇÃO QUE PRODUZA O FORTALECIMENTO RECÍPROCO, COM RESULTADOS BENÉFICOS PARA A COMPETITIVIDADE.
PELA EXCELÊNCIA DO PRÓPOSITO, NOSSOS PARABÉNS AO IEL/NACIONAL. POR MAIS ESSA AÇÃO QUE RATIFICA A IMPORTÂNCIA DO IEL NO CEARÁ, NOSSOS CUMPRIMENTOS À EQUIPE, INCLUSIVE PELA PARCERIA SEMPRE PROFÍCUA EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE E QUE RESULTOU EM 03 TRABALHOS PREMIADOS, A CUJOS AUTORES QUEREMOS PARABENIZAR NA PESSOA DA TÉCNICA CYBELLE BORGES; E NOSSO RECONHECIMENTO À UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC, NA PESSOA DO PROF. RENÊ BARREIRA, A QUEM NESSE MOMENTO ENTREGAMOS A COORDENAÇÃO DOS TRABALHOS.
MUITO OBRIGADO!!
CANARlASIl