SENAI Ceará e Secretaria das Cidades encerram Projeto de Trabalho Social e certificam alunos nos Residenciais Cidade Jardim I e II
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), em parceria com a Secretaria das Cidades do Estado do Ceará, realizou, nos dias 26 e 27 de fevereiro, a solenidade de encerramento do Projeto de Trabalho Social (PTS) e a entrega de certificados aos alunos dos Residenciais Cidade Jardim I e II, no bairro José Walter, em Fortaleza.
A iniciativa integra o SENAI Ceará nas ações do Programa Minha Casa Minha Vida e tem como foco a qualificação profissional e o fortalecimento comunitário. Ao longo do projeto, foram atendidas 1.072 famílias no Cidade Jardim I e 1.168 no Cidade Jardim II, totalizando mais de 2.240 famílias beneficiadas.
As capacitações contemplaram os cursos de Confeitaria Básica, Construção de Paredes e Forro com Bloco de Gesso e Costura em Moda Praia. As aulas foram realizadas pelas unidades do SENAI Centro e SENAI Parangaba, na Associação Beneficente Santa Luzia da Paz, ampliando o acesso à formação profissional diretamente na comunidade.
A Gerente de Educação Profissional do SENAI Ceará, Sônia Parente, destacou o significado institucional do encerramento do projeto. "O Projeto de Trabalho Social reafirma o compromisso do SENAI Ceará com a transformação social por meio da educação profissional. Encerrar este ciclo, com mais de duas mil famílias alcançadas, demonstra que estamos cumprindo nosso papel estratégico de levar qualificação, dignidade e oportunidades reais às comunidades. Seguimos firmes na missão de formar profissionais e fortalecer o desenvolvimento do nosso Estado.”
Interlocutora do projeto pelo SENAI Ceará, Graziele Martinez destacou o impacto da iniciativa. “Encerramos o PTS nos Residenciais Cidade Jardim I e II com um profundo sentimento de gratidão. A certificação representa histórias de dedicação, superação e construção de novas oportunidades. É extremamente gratificante concluir esse ciclo com resultados concretos e impacto real na vida da comunidade”.
.jpg)
A gestora da Unidade SENAI Centro, Alcilane Mota, ressaltou a importância da qualificação. “Para nós, que fazemos educação profissional, isso significa que estamos no caminho certo. É por meio da profissionalização que mudamos vidas e fortalecemos o empoderamento da força de trabalho”, declarou.
O supervisor educacional Wendel Farias, representando o Gerente do SENAI Parangaba, Enzo Rissi, destacou o potencial econômico das formações ofertadas. “O foco principal dos cursos ofertados pela unidade SENAI Parangaba foi a confecção de moda praia, um setor estratégico para a economia local devido ao nosso clima. Levar o ensino técnico para dentro dos bairros amplia o acesso e integra os moradores a um mercado em expansão”.
Moradora do residencial, Angélica dos Santos, de 33 anos, concluiu cursos na área da construção civil e reforçou o diferencial da formação. “Construí uma formação diversificada em pintura, gesso e assentamento de cerâmica. O material é muito bom e os professores são preparados. Além disso, tivemos suporte essencial das equipes de assistência social. Quando colocamos o SENAI no currículo, já é visto com outros olhos. É um grande diferencial”.
Responsável pela coordenação de campo do projeto, Carolina Castelo Branco destacou a parceria institucional. “O projeto é resultado de uma articulação estratégica entre governo estadual e federal, com foco na capacitação profissional e no apoio multidisciplinar às famílias. As ações foram pensadas de acordo com os interesses da comunidade, em áreas como culinária, construção civil e moda”.
“O governo acompanha as famílias desde a entrega das chaves até o suporte técnico e social. A parceria com o SENAI fortalece esse trabalho ao oferecer capacitação prática e oportunidades reais de geração de renda. Educação e moradia são direitos fundamentais”, ressaltou a assistente social Larisse Martins, representando o Secretário das Cidades do Governo do Ceará, Zezinho Albuquerque.
Liderança comunitária e integrante da coordenação da Associação Beneficente Santa Luzia da Paz, Kaik do Levante também destacou os resultados. "Muitos agradeceram pela oportunidade e pelo apoio do SENAI Ceará e do Governo do Estado”, enfatizou.


.jpg)



.jpg)
.jpg)
(85) 4009.6300