FIEC recebe homenagens em sessão solene de comemoração aos 36 anos da AJE Fortaleza na Câmara Municipal
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) esteve entre os homenageados na sessão solene em celebração aos 36 anos da Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE Fortaleza), realizada pela Câmara Municipal de Fortaleza, na noite desta terça-feira (10/06), no Plenário Fausto Arruda. A solenidade reuniu lideranças públicas e empresariais para reconhecer a trajetória de uma das mais relevantes entidades de fomento ao empreendedorismo jovem na capital cearense.
Representando o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, o Vice-Presidente da Federação, André Montenegro, recebeu homenagem em nome do titular da instituição. Além disso, ele também foi um dos agraciados da noite, sendo reconhecido individualmente por sua contribuição ao desenvolvimento empresarial e à parceria com a AJE Fortaleza.
Durante o evento, Montenegro destacou o legado da AJE Fortaleza como formadora de novas lideranças e o compromisso do Sistema FIEC em apoiar iniciativas que fortalecem o ecossistema empresarial em todo o estado. “Nós da FIEC sempre apoiamos a AJE Fortaleza porque acreditamos que é uma grande formadora de jovens lideranças. A gente precisa disso — as lideranças precisam ser constantemente renovadas. E essa nobre entidade tem mantido esse compromisso ao longo de 36 anos de atuação. A AJE é um exemplo para todos nós", afirmou o dirigente.
A parceria histórica entre a FIEC e a AJE Fortaleza foi lembrada por Tiago Guimarães, Coordenador-Geral da associação. Ele ressaltou a relevância do apoio da Federação desde os primeiros passos da entidade aniversariante. "Há 36 anos, Cleber Aquino e Demócrito Dummar fundaram a AJE com alguns jovens empresários daquela época que, por consequência, eram muito próximos à FIEC. A Federação abraçou o projeto desde o começo, nos seus primórdios, e segue até hoje nesse apoio. É uma grande parceira, pela qual temos muita admiração. A nossa associação tem muito a agradecer por esse movimento bonito, e essa homenagem reforça que estamos juntos para dar cada vez mais força ao associativismo e ao trabalho colaborativo”, destacou.
A mesa da sessão solene foi presidida pelo Vereador e propositor da cerimônia, Pedro Matos, e composta pelo Coordenador-Geral da AJE Fortaleza 2025, Tiago Guimarães; pelo Secretário Executivo de Comércio, Serviços e Inovação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (SDE), Vicente Ferrer; pelo Vice-Presidente da FIEC, André Montenegro; pelo Secretário Executivo da Câmara dos Conselhos Empresariais do Sistema Fecomércio-CE, Marcos Pompeu; pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico de Maracanaú, Carlos Matos; pelo Diretor de Estratégia Digital do Grupo de Comunicação O Povo, André Filipe Dummar; pela Representante do Grupo J. Macêdo, Patrícia Macêdo; e pelo Presidente do Instituto da Primeira Infância (Iprede), Sullivan Mota.
Também estiveram presentes no evento o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves; o Diretor da Federação, André Siqueira; o Conselheiro Fiscal, Pedro Alfredo; e o Coordenador Legislativo, Darlan Moreira.
36 anos da AJE Fortaleza
Fundada em 1989, a Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza tem desempenhado um papel fundamental na capacitação, integração e representação de jovens empreendedores, promovendo o desenvolvimento econômico da cidade e fortalecendo uma nova geração de lideranças empresariais. A homenagem à FIEC celebra essa parceria institucional histórica e reforça o compromisso conjunto com o associativismo, a inovação e o progresso.
Pedro Matos, que também é ex-integrante da AJE, ressaltou os atributos da entidade em revelar o potencial de jovens empreendedores. "Hoje é um momento de reunir grandes lideranças que passaram pela AJE, que fortaleceram esse associativismo em prol do desenvolvimento econômico da nossa cidade, da nossa capital cearense. É muito importante a gente ter a AJE como um braço de apoio para jovens líderes que querem empreender, que querem colocar seu próprio negócio, que querem dar o primeiro passo".
Segundo Tiago Guimarães, o associativismo promovido pela AJE está fundamentado na compreensão de que o êxito nos negócios está diretamente ligado ao fortalecimento da sociedade como um todo. "Hoje somos mais de 200 associados. São jovens empresários que estão à frente de seus empreendimentos, seja por sucessão familiar ou iniciando suas próprias trajetórias. O que nos une é a visão em comum: a consciência de que o que estamos construindo aqui vai além de interesses individuais. O desenvolvimento só é possível quando temos uma sociedade sólida e bem estruturada", destacou.