Empresários cearenses conhecem oportunidades de exportação para os países árabes em seminário na FIEC
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu, nesta terça-feira (3/6), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEC, o seminário Brasil - Países Árabes: Conectando o Ceará às Oportunidades Internacionais, uma iniciativa da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, em parceria com a FIEC, CIN e a Secretaria de Relações Internacionais do Governo do Estado.
A presidente do Conselho de Relações Internacionais da FIEC e gerente do CIN Karina Frota, abriu o seminário com uma fala de acolhimento e incentivo às indústrias locais a explorarem novos mercados. “Este evento é uma excelente oportunidade para fortalecer as conexões entre o Ceará e os 22 países que integram a Liga Árabe. No contexto das relações comerciais, que envolvem tanto exportação quanto importação, temos identificado grandes oportunidades para diversos setores da indústria cearense, como calçados, cosméticos, alimentos, massas, biscoitos, algumas bebidas, pescados e petiscos. São segmentos com grande potencial de inserção nesses mercados”, disse.
Em seguida, Elaine Prates, analista de Relações Institucionais da Câmara Árabe, também deu as boas-vindas ao público presente e destacou a importância da iniciativa para aproximar as empresas cearenses dos mercados árabes.
“A proposta do nosso encontro hoje é apresentar as oportunidades que as empresas do Ceará, de diversos setores, desde alimentos até o setor químico, de autocultivo, entre outros, podem explorar no relacionamento e na construção de negócios com os países árabes. Vamos compartilhar um pouco sobre a cultura desses países, oferecer dicas práticas de negociação e apresentar as iniciativas e eventos promovidos pela Câmara Árabe, tanto no Brasil quanto no exterior, em importantes feiras internacionais", declarou.
Na sequência, Alberto Antunes, secretário executivo de Atração de Investimentos da Secretaria de Relações Internacionais do Ceará, reforçou o compromisso do Governo do Estado com a internacionalização da economia cearense e a diversificação de mercados.
A programação seguiu com uma série de apresentações do time técnico da Câmara Árabe. Elaine Prates apresentou um panorama sobre os países árabes, as sinergias existentes com o Ceará e dicas valiosas de negociação com esse mercado. Na sequência, Fernanda Dantas, gerente do projeto Halal do Brasil, detalhou o funcionamento da certificação halal e como ela representa um diferencial competitivo para empresas brasileiras interessadas em exportar alimentos e bebidas para países islâmicos.
Dando continuidade, Filipe Lacerda, executivo comercial da Câmara Árabe, apresentou o painel “Ações com o Mundo Árabe: Uma Agenda de Oportunidades”, destacando iniciativas, missões comerciais e feiras internacionais promovidas pela entidade com o objetivo de fomentar negócios entre Brasil e países árabes.
Encerrando a rodada de apresentações, o diretor de exportações da M. Dias Branco, Cesar Reis, compartilhou a experiência da empresa cearense no relacionamento comercial com os países árabes, trazendo um caso de sucesso concreto da indústria local em mercados internacionais.
Ao final, os participantes puderam interagir diretamente com os palestrantes em um momento aberto para perguntas e esclarecimentos, fortalecendo o diálogo e o interesse pelas oportunidades apresentadas ao longo do evento.