Observatório da Indústria Ceará participa do 4º Workshop de Inteligência da Rede de Observatórios
Representantes do Observatório da Indústria Ceará participaram do 4º Workshop de Inteligência da Rede de Observatórios do Sistema Indústria (ROSI), realizado nos dias 24 e 25 de abril, em Belém (PA), com sede na Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA).
O encontro reuniu observatórios de todo o Brasil e teve como foco o fortalecimento de um ecossistema colaborativo no âmbito do Sistema Indústria. Nesta edição, os debates abordaram temas estratégicos como sustentabilidade, inteligência e comunicação interna.
A equipe cearense foi representada pelo gerente e economista-chefe Guilherme Muchale, pela coordenadora de Inteligência Competitiva Lais Veloso e pela especialista em Mercado e Comunicação Aline Valente. “O workshop proporcionou uma rica troca de experiências e destacou o papel da comunicação como um pilar importante para o desenvolvimento dos observatórios. Discutir estratégias, formatos e boas práticas nos ajuda a fortalecer a entrega de valor dos nossos produtos e projetos. Como ferramenta de posicionamento, a comunicação é essencial para o direcionamento estratégico das nossas iniciativas”, destacou Aline.
A programação técnica do evento aconteceu na sede da FIEPA, com mesas temáticas e apresentações institucionais. No primeiro dia de atividades, iniciativas relacionadas à sustentabilidade foram temas das discussões, como a Jornada COP+, voltada à divulgação de práticas empresariais sustentáveis em preparação à COP30, e o projeto Territórios da Sociobioeconomia, que busca integrar dados, comunidades locais e setores produtivos para promover modelos econômicos baseados na sociobiodiversidade amazônica.
O segundo dia do evento teve como foco a comunicação estratégica. Em suas apresentações, os observatórios, a Agência Temple e a Direção de Comunicação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) compartilharam experiências sobre atendimento interno aos departamentos do Sistema Indústria.
Dentre a programação do Workshop, destaca-se a visita técnica à ilha do Combu. Durante a imersão, os participantes puderam conhecer iniciativas ligadas à sociobiodiversidade local, como a Associação das Mulheres Extrativistas da Ilha, que desenvolve atividades econômicas e culturais a partir da extração de andiroba.
Esta é a quarta edição do Workshop de Inteligência, uma iniciativa da ROSI - que vem se consolidando como um espaço estratégico de colaboração entre os departamentos do Sistema Indústria de todo o Brasil. A rede tem o objetivo de fortalecer a atuação dos observatórios, incentivando a inteligência coletiva e ações colaborativas.
O Observatório da Indústria Ceará atua como um dos mentores da Rede de Observatórios do Sistema Indústria (ROSI), contribuindo com sua experiência para o desenvolvimento de observatórios iniciantes ou em fase de estruturação. Seu papel envolve o compartilhamento de boas práticas, orientações e direcionamentos estratégicos, além de colaborar ativamente para a consolidação da ROSI e o fortalecimento de ações colaborativas entre os membros do Sistema Indústria.