telefone(85) 4009.6300

FIEC recebe comitiva do Ministério da Defesa para apresentação de potencialidades de parcerias e negócios junto às indústrias

09/04/2025 - 18h04

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu, nesta quarta-feira (09/04), o General José Luís dos Santos, diretor do Departamento de Produtos de Defesa (DEPROD) do Ministério da Defesa. Na ocasião, ele apresentou as possibilidades de parcerias e negócios entre as Forças Armadas e indústrias cearenses, trazendo detalhes sobre legislação, credenciamento de empresas, termos de licitação especial, tributação, programas estratégicos, entre outros pontos de interesse para o diálogo com o setor produtivo do Ceará.

Integraram a comitiva das Forças Armadas o Coronel Aviador R1 Hilton Grossi Silveira, gerente do DEPROD; o 1º Tenente Paulo Sérgio dos Santos, assistente técnico militar do DEPROD; o 2º Sargento Sérgio Ricardo Rodrigues, do Centro de Apoio a Sistemas Logísticos de Defesa; o Coronel Aviador Leonardo Amorim de Oliveira, comandante da Base Aérea de Fortaleza; o Capitão de Fragata Rafael Pinto, imediato da Capitania dos Portos do Ceará; o General de Divisão Cristiano Pinto Sampaio, comandante da 10ª Região Militar; e o  Coronel Márcio Barbosa, chefe de Escritório do Sistema Defesa, Indústria e Academia.

Os militares foram recepcionados no Sistema FIEC por Chico Esteves, diretor administrativo da Federação; Carlos Rubens Alencar, diretor financeiro adjunto da FIEC; Paulo André Holanda, diretor regional do SENAI Ceará e superintendente do SESI Ceará; Sérgio Lopes, superintendente de Relações Institucionais da FIEC; Pedro Alfredo, conselheiro fiscal da FIEC; Dinalvo Diniz, presidente do SINCOPE e conselheiro do SENAI-CE; Tarcísio Bastos, gerente de Inovação e Tecnologia do SENAI-CE; além de empresários, industriais e representantes de sindicatos.

Em sua fala de boas-vindas aos representantes do Ministério da Defesa na Casa da Indústria, Paulo André Holanda destacou o histórico de cooperação e diálogo entre o Sistema FIEC e as Forças Armadas. Ele também ressaltou a atuação do presidente da Federação, Ricardo Cavalcante, em prol de uma indústria cearense cada vez mais forte e compromissada com o desenvolvimento socioeconômico do Ceará e do País.

"É motivo de muita alegria receber a comitiva do Ministério da Defesa. O General Santos nos trouxe uma apresentação que busca conectar as expectativas sobre o que a indústria cearense pode agregar aos produtos e processos das Forças Armadas, com parcerias importantes. Também apresentamos as atividades e ações do SESI e do SENAI, como o projeto Soldado Cidadão, que capacita alunos dentro do Exército para o mercado de trabalho; a Cozinha de Campanha ARPA, também em parceria com o Exército; nosso contato com a Aeronáutica e o que será desenvolvido no ITA aqui no Ceará, com o Instituto SENAI de Inovação, que funcionará na estrutura do instituto na Base Aérea de Fortaleza; além dos cursos realizados com a Capitania dos Portos. Já temos, portanto, um ambiente formal de cooperação. Agora, estamos analisando as conexões que nossas indústrias podem oferecer aos projetos da Defesa", afirmou.

O General José Luís dos Santos avaliou que a visita foi uma oportunidade importante para compartilhar o trabalho da Secretaria de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, à qual o DEPROD é vinculado, reforçando a missão de fomentar as indústrias nacionais e possibilitar que elas atendam às demandas do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Ele também destacou a importância do Conselho de Desenvolvimento da Indústria de Defesa (Condefesa) nas Federações das Indústrias, especialmente no Ceará, como meio de aproximar os empreendimentos dos projetos estratégicos da Defesa.

“Nós buscamos essa parceria por enxergar na FIEC o potencial de divulgar a estrutura e as diretrizes do Ministério da Defesa, incluindo as legislações e os benefícios que as indústrias podem obter ao classificar seus produtos e credenciar suas empresas. A presença do Condefesa nas Federações, como ocorre no Ceará, representa uma excelente oportunidade de conexão com o Ministério, além de ser um canal eficaz para disseminar as possibilidades oferecidas ao setor industrial", afirmou o diretor do DEPROD.

Após a apresentação do General Santos, foi realizada uma rodada de perguntas e respostas sobre as políticas do Ministério da Defesa voltadas ao setor produtivo. A comitiva também assistiu a uma apresentação dos serviços e ações do SESI e do SENAI no Ceará, nos campos da inovação e da capacitação profissional, com palestra conduzida pelo gerente Tarcísio Bastos.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright