Ricardo Cavalcante participa da sessão Solene do Congresso Nacional em homenagem ao centenário do empresário cearense Edson Queiroz
O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participou na manhã desta quarta-feira (09/04) de Sessão Solene do Congresso Nacional em homenagem ao centenário do empresário cearense Edson Queiroz. O Gestor ressaltou a importância de Edson Queiroz para o Ceará e seu legado.
“O Edson Queiroz foi o maior empresário do Ceará no século passado. Hoje, seu nome representa o maior grupo empresarial do Estado. Só tenho a parabenizar todo o legado deixado por ele”, declarou Ricardo Cavalcante.
“O setor industrial do Ceará tem o maior grupo de água mineral do país, a Minalba. A Esmaltec, fundada por ele, é o maior grupo da área de metalmecânico e o Grupo Edson Queiroz também é o maior produtor de gás do país. Além disso, na área de jornalismo tem a TV Verdes Mares (afiliada da Globo no Ceará)”, destacou o Presidente da FIEC.
Autor do requerimento da homenagem no Congresso, ao lado da deputada federal Fernanda Pessoa (União-CE), o senador Eduardo Girão (Novo-CE) pontuou que Edson Queiroz foi um homem que esteve à frente do seu tempo. “Foi um visionário, merece todas as homenagens”, disse Girão.
O ministro da Educação, Camilo Santana, parabenizou a iniciativa. “A história do Edson Queiroz se confunde com a história do desenvolvimento do Ceará nos últimos 100 anos. Era um idealista e acima de tudo um sonhador, apaixonado pelo Ceará e pelas coisas que ele fazia. São homens como o Edson que fizeram o desenvolvimento e fortalecimento da economia cearense, por acreditar que a educação é o único caminho para construir uma sociedade mais justa e mais fraterna. Parabéns à família que deu continuidade ao seu legado”, discursou Camilo.
Estiveram presentes à sessão solene o governador do Ceará, Elmano de Freitas; o ministro da Educação, Camilo Santana; os senadores Eduardo Girão e Cid Gomes (PSB-CE); a deputada Fernanda Pessoa; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Teodoro Silva Santos; O Prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa; entre outras autoridades, além de filhos e netos de Edson Queiroz, entre eles a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha.
Legado de Edson Queiroz
Edson Queiroz nasceu em Cascavel (CE), em 12 de abril de 1925. É reconhecido como o principal empresário do Ceará do século XX. Foi vítima de acidente aéreo na Serra de Aratanha, em 1982.O legado de Edson Queiroz se perpetua por meio do Grupo Edson Queiroz, que atualmente é referência nacional e atua nos segmentos de energia, alimentos e bebidas, eletrodomésticos, comunicação, agropecuária e incorporação imobiliária. Sua contribuição também se estendeu ao setor educacional. Em 1971, criou a Fundação Edson Queiroz e, dois anos depois, concretizou um de seus maiores projetos: a inauguração da Universidade de Fortaleza (Unifor). Sua visão inovadora e compromisso com o desenvolvimento social seguem como referência para os setores educacional e industrial.