FIEC prestigia entrega da Medalha Boticário Ferreira à Primeira-dama do Estado, Lia de Freitas
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) prestigiou, nesta terça-feira (08/04), a entrega da Medalha Boticário Ferreira, mais alta comenda da Câmara Municipal de Fortaleza, à Primeira-dama do Estado e Presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, Lia de Freitas. Carlos Rubens Alencar, Diretor Financeiro Adjunto da FIEC e Presidente do Sindicato da Indústria de Mármores e Granitos do Ceará (SIMAGRAN), representou o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, na sessão solene, que também contou com a presença de autoridades cearenses e familiares da homenageada.
A honraria, que premia cidadãos pelos relevantes serviços prestados à sociedade fortalezense, foi proposta pelo Vereador Aglaylson Figueiredo. Em requerimento, o parlamentar enalteceu a atuação de Lia de Freitas no programa Ceará sem Fome, instituído em 2023 para promover ações de combate à insegurança alimentar. Servidora pública por mais de 20 anos, a Primeira-dama foi, ainda, membro da Comissão de Desenvolvimento dos Planos de Cargos e Carreiras dos Servidores na Secretaria de Administração do Município.
“A FIEC fez questão de estar presente e de parabenizar a Câmara Municipal de Fortaleza, pela sensibilidade em conceder a Medalha Boticário Ferreira, que é a mais importante comenda conferida pelo legislativo municipal, à Primeira-dama Lia de Freitas, que desenvolve e lidera, no âmbito estadual, o programa Ceará Sem Fome, o qual vem revolucionando no combate a pobreza e apresentando uma redução bastante expressiva da miséria no Estado do Ceará”, ressaltou Carlos Rubens Alencar.
Em discurso, Lia de Freitas agradeceu à Câmara Municipal e aos vereadores pela honraria, relembrando sua trajetória no âmbito social, em especial com a implantação do programa Ceará sem Fome, que inclui iniciativas como a distribuição de refeições a pessoas em situação de vulnerabilidade e a criação de cozinhas comunitárias.
“O que mais nos motiva e nos une nesse projeto do governo Elmano de Freitas é o olhar diferenciado para as pessoas que mais precisam. Acreditamos que a sociedade civil pode realizar muito mais do que está fazendo e foi a partir daí que decidimos unir a vontade e a solidariedade das pessoas de querer transformar a vida das suas comunidades”, afirmou Lia. “Essa medalha pertence a todas as mulheres e homens que fazem parte do Ceará sem Fome, desde o Legislativo até aquela mulher que está colocando o feijão de molho ou tirando a carne do congelador para a refeição de amanhã”, completou.
À frente da solenidade, o Presidente da Câmara Municipal, Léo Couto, parabenizou a Primeira-Dama pelo compromisso com a população cearense. “Lia é uma pessoa espetacular, merecedora, e que se destacou muito nas eleições. Vimos sua força de vontade de ajudar nosso povo e ela está provando isso com o programa Ceará sem Fome”, destacou.
Já o autor do requerimento, Vereador Aglaylson Figueiredo, afirmou que Lia de Freitas é uma “defensora incansável da dignidade do povo cearense”. “Esta é a mais importante honraria concedida pela Câmara, destinada a personalidades que contribuem para o desenvolvimento social e humano da nossa cidade, e não poderia haver escolha mais acertada. Lia tem sua trajetória marcada pelo compromisso com a transformação social e sua liderança é um exemplo de como a política pode ser exercida com alma”.