Professor e alunos do MBA em Energias Renováveis do IEL Ceará publicam trabalho de pesquisa em periódico acadêmico internacional
Um trabalho de pesquisa acadêmica fruto do MBA em Energias Renováveis do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) conquistou espaço no livro "Science and Connections: The Interdependence of Disciplines" (Ciência e Conexões: A Interdependência das Disciplinas), da editora SEVEN, especializada em trabalhos científicos de pesquisadores de diversos países e áreas de estudo.
O trabalho, intitulado "Integration of Artificial Intelligence and Renewable Energies in Science Education: Foundations and Pathways for Interdisciplinarity" (Integração da Inteligência Artificial e das Energias Renováveis no Ensino de Ciências: Fundamentos e Caminhos para a Interdisciplinaridade), foi escrito em coautoria pelo Professor Doutor (Tít. Cult.) Rickardo Léo Ramos Gomes, titular da disciplina de Metodologia Científica do curso, e pelos alunos Alcides Feitosa Neto, Evandro de Menezes Araújo, José Ismael Sales do Nascimento, Márcio Carneiro Barbosa e Vinicius Cavalcanti Carlos.
A pesquisa tornou-se um capítulo do livro e explora a integração da Inteligência Artificial (IA) no ensino de ciências, enfatizando seus fundamentos teóricos e potencial pedagógico. Ele destaca a importância da interdisciplinaridade na promoção de uma experiência de aprendizagem mais dinâmica e personalizada. Além disso, examina os desafios éticos e epistemológicos associados a essa transformação no contexto educacional.
De acordo com o Prof. Dr. (Tít. Cult.) Rickardo Gomes, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com uma metodologia que envolveu uma revisão da literatura. Essa abordagem possibilitou uma análise detalhada das implicações pedagógicas, epistemológicas e éticas dessa integração.
“Os resultados revelam que a IA pode servir como uma ferramenta poderosa para transformar a educação científica, particularmente promovendo ambientes de aprendizagem mais personalizados e interativos que aprimoram a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de habilidades críticas entre os alunos. No entanto, o estudo também ressalta desafios significativos na implementação da IA no ensino de ciências, incluindo a garantia de equidade, transparência e privacidade de dados, além de abordar questões epistemológicas relacionadas à redefinição do conhecimento e ao papel do educador”, explicou.
Para o aluno Alcides Feitosa Neto, participar de um projeto com esse nível de reconhecimento foi uma experiência transformadora. Alcides é bacharel em Ciências Econômicas, com MBA em Finanças, e mestre em Economia. Atualmente, ele é colaborador do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) e ressalta que o MBA em Energias Renováveis estimulou constantemente a produção intelectual dos alunos.
“Seja por meio de discussões aprofundadas em sala de aula, pela facilitação de profissionais com experiência na área e pelo incentivo à publicação de artigos e pesquisa científica, o MBA em Energias Renováveis do IEL Ceará nos permitiu não apenas aprender sobre energias renováveis, mas também aplicar esse conhecimento de forma prática e relevante. Considero o estímulo à produção acadêmica como um diferencial que enriquece o aprendizado e conecta teoria e prática de forma significativa. Ver o trabalho publicado em um capítulo de um livro internacional, impactando na formação educacional das pessoas, elevou de forma exponencial minha trajetória acadêmica e profissional”, opinou Alcides.
O aluno Márcio Carneiro Barbosa, que também participou da elaboração do trabalho, afirmou ter sido uma satisfação participar do grupo de pesquisa que produziu o trabalho publicado no livro internacional. “O MBA de Energias Renováveis permitiu um ganho de conhecimento além das expectativas iniciais. E uma publicação internacional refletiu o coroamento de um processo de aprendizagem que tem o selo de qualidade do IEL e FB Uni”, pontuou.
A especialista em Educação Executiva do IEL Ceará, Ana Zuleika Bastos, afirma que a publicação do trabalho é fruto do estímulo do IEL Ceará à produção acadêmica com o foco na realidade e nos desafios do mercado, aliando a teoria à prática. Esse é um dos diferenciais do MBA em Energias Renováveis do IEL Ceará, que já está em sua segunda turma e com previsão de lançamento de nova turma em 2025. “A publicação desse trabalho nos orgulha e reforça a missão do IEL Ceará de formar profissionais capacitados para enfrentar os desafios globais com soluções inovadoras e sustentáveis”, afirma Ana.