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Professor e alunos do MBA em Energias Renováveis do IEL Ceará publicam trabalho de pesquisa em periódico acadêmico internacional

11/12/2024 - 16h12

Um trabalho de pesquisa acadêmica fruto do MBA em Energias Renováveis do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) conquistou espaço no livro "Science and Connections: The Interdependence of Disciplines" (Ciência e Conexões: A Interdependência das Disciplinas), da editora SEVEN, especializada em trabalhos científicos de pesquisadores de diversos países e áreas de estudo.

O trabalho, intitulado "Integration of Artificial Intelligence and Renewable Energies in Science Education: Foundations and Pathways for Interdisciplinarity" (Integração da Inteligência Artificial e das Energias Renováveis ​​no Ensino de Ciências: Fundamentos e Caminhos para a Interdisciplinaridade), foi escrito em coautoria pelo Professor Doutor (Tít. Cult.) Rickardo Léo Ramos Gomes, titular da disciplina de Metodologia Científica do curso, e pelos alunos Alcides Feitosa Neto, Evandro de Menezes Araújo, José Ismael Sales do Nascimento, Márcio Carneiro Barbosa e Vinicius Cavalcanti Carlos.

A pesquisa tornou-se um capítulo do livro e explora a integração da Inteligência Artificial (IA) no ensino de ciências, enfatizando seus fundamentos teóricos e potencial pedagógico. Ele destaca a importância da interdisciplinaridade na  promoção de uma experiência de aprendizagem mais dinâmica e personalizada. Além disso, examina os desafios éticos e epistemológicos associados a essa transformação no contexto educacional. 

De acordo com o Prof. Dr. (Tít. Cult.) Rickardo Gomes, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com uma metodologia que envolveu uma revisão da literatura. Essa  abordagem possibilitou uma análise detalhada das implicações pedagógicas, epistemológicas e éticas dessa integração.

“Os resultados revelam que a IA pode servir como uma ferramenta poderosa para transformar a educação científica, particularmente promovendo ambientes de aprendizagem mais personalizados e interativos que aprimoram a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de habilidades críticas entre os alunos. No entanto, o estudo também ressalta desafios significativos na implementação da IA no ensino de ciências, incluindo a garantia de equidade, transparência e privacidade de dados, além de abordar questões epistemológicas  relacionadas  à redefinição do conhecimento e ao papel do educador”, explicou.

Para o aluno Alcides Feitosa Neto, participar de um projeto com esse nível de reconhecimento foi uma experiência transformadora. Alcides é bacharel em Ciências Econômicas, com MBA em Finanças, e mestre em Economia. Atualmente, ele é colaborador do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) e ressalta que o MBA em Energias Renováveis estimulou constantemente a produção intelectual dos alunos.

“Seja por meio de discussões aprofundadas em sala de aula, pela facilitação de profissionais com experiência na área e pelo incentivo à publicação de artigos e pesquisa científica, o MBA em Energias Renováveis do IEL Ceará nos permitiu não apenas aprender sobre energias renováveis, mas também aplicar esse conhecimento de forma prática e relevante. Considero o estímulo à produção acadêmica como um diferencial que enriquece o aprendizado e conecta teoria e prática de forma significativa. Ver o trabalho publicado em um capítulo de um livro internacional, impactando na formação educacional das pessoas, elevou de forma exponencial minha trajetória acadêmica e profissional”, opinou Alcides.

O aluno Márcio Carneiro Barbosa, que também participou da elaboração do trabalho, afirmou ter sido uma satisfação participar do grupo de pesquisa que produziu o trabalho publicado no livro internacional. “O MBA de Energias Renováveis permitiu um ganho de conhecimento além das expectativas iniciais. E uma publicação internacional refletiu o coroamento de um processo de aprendizagem que tem o selo de qualidade do IEL e FB Uni”, pontuou.

A especialista em Educação Executiva do IEL Ceará, Ana Zuleika Bastos, afirma que a publicação do trabalho é fruto do estímulo do IEL Ceará à produção acadêmica com o foco na realidade e nos desafios do mercado, aliando a teoria à prática. Esse é um dos diferenciais do MBA em Energias Renováveis do IEL Ceará, que já está em sua segunda turma e com previsão de lançamento de nova turma em 2025. “A publicação desse trabalho nos orgulha e reforça a missão do IEL Ceará de formar profissionais capacitados para enfrentar os desafios globais com soluções inovadoras e sustentáveis”, afirma Ana.

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