telefone(85) 4009.6300

SENAI Ceará fica acima da média nacional no Indicador de Desempenho da Avaliação Profissional

10/12/2024 - 16h12

O Departamento Regional do SENAI Ceará conquistou média 7,8 no Indicador de Desempenho da Avaliação Profissional (IDAP), posicionando-se acima da média nacional, que é de 7,6 pontos - no ciclo referente aos períodos de 2023.2 e 2024.1. O índice faz parte do Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SAEP), do Departamento Nacional do SENAI, que avalia o desenvolvimento das competências e habilidades técnicas necessárias ao perfil de cada curso oferecido pela instituição, visando a formação de qualidade, capaz de preparar profissionais para as demandas do mercado de trabalho.

“O índice de avaliação da educação profissional é o principal indicador sobre a qualidade da formação dos técnicos e afere se os alunos do SENAI estão saindo com as competências que o mercado requer. Como nossos cursos são constantemente atualizados, se o aluno desenvolver as competências requeridas para o curso, significa que ele está pronto para ser absorvido pelo mercado de trabalho”, explica a Gerente de Educação do SENAI Ceará, Sônia Parente.

A média é alcançada por meio da aplicação de provas objetivas (online) e práticas junto a alunos do SENAI em cada departamento regional. Os resultados servem de base para a tomada de decisões na gestão educacional e escolar. O IDAP é um indicador definido em uma escala de 0 (quando a defasagem da escola é máxima) a 10 (quando não há defasagem), ou seja, quanto maior, melhor a qualidade dos cursos oferecidos. Para o cálculo do IDAP, utiliza-se o percentual de estudantes avaliados distribuídos pelos níveis das escalas de desempenho (Abaixo do básico; Básico; Adequado; e Avançado) das provas.

Foram avaliadas as seis escolas do SENAI Ceará, com um total de 692 alunos na prova objetiva e 460 na prova prática. Foram avaliados 16 cursos técnicos. Todas as unidades de ensino do SENAI Ceará estão com pontuação no IDAP igual ou acima da meta de 7,1, no Programa de Excelência na Gestão (PEG).

“Nos últimos anos, o SENAI Ceará tem se desafiado a melhorar seus indicadores de qualidade. Para nós, é uma grande alegria. Sabemos da responsabilidade que temos de entregar esse resultado para a sociedade e para as indústrias. Agradecemos ao Dr. Ricardo Cavalcante, Presidente da FIEC, pela confiança no trabalho do SENAI, e, claro, ao apoio irrestrito do Dr. Paulo André Holanda, nosso Diretor Regional”, complementa Sônia.
 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright