Âncora do Hub ODS no Ceará, FIEC recebe organizações para apresentar ações com foco em sustentabilidade e debater criação de Comitê Gestor
Organização âncora do Hub ODS no Ceará, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu, nesta quinta-feira (28/11), representantes da indústria e de instituições públicas para apresentar ações e debater a criação do Comitê Gestor do programa, criado pelo Pacto Global da ONU-Rede Brasil com a missão de engajar o setor empresarial no alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Participaram do encontro organizações participantes do Pacto Global da ONU e/ou integrantes do Hub ODS Ceará, entre elas o Grupo 3Corações, Vicunha Têxtil, Aeris Energy, Qair Brasil, Unimed Fortaleza/Instituto Unimed, Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Banco do Nordeste (BNB), Grupo COBAP, LAURB, além de gerências do Sistema FIEC.
A ação busca fortalecer o movimento no Estado e viabilizar a implantação do Comitê Gestor, que terá como papel gerar inspiração regional, atuar para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, organizar atividades de discussão de temas relacionados aos ODS e manter uma plataforma de compartilhamento de conhecimentos entre os membros do Hub.
“Em 2022, a FIEC foi escolhida pelo Pacto Global da ONU como organização âncora do Hub ODS aqui no Ceará para a promoção e o incentivo do desenvolvimento de iniciativas para atendimento da Agenda 2030 e dos ODS”, explica Lucas Silveira, Coordenador do Observatório da Indústria Ceará da FIEC. “Vemos que o setor privado está cada vez mais engajado nessa pauta, e hoje temos aqui várias lideranças do Pacto Global para apresentar ações e discutir a formação do Comitê Gestor, que visa fazer o planejamento de atividades, assim como a tomada de decisões”, complementa.
Presente na reunião, a Gerente Nacional do Programa Hub ODS do Pacto Global da ONU-Rede Brasil, Renata Franco, destacou o importante papel da FIEC na articulação de atores comprometidos com a agenda internacional de sustentabilidade.
“A FIEC tem contribuído muito nesses nos últimos anos como parceira e âncora no Estado do Ceará. Hoje, temos aqui 191 empresas que fazem parte do Hub, mas entendemos que existe uma oportunidade muito maior e que podemos crescer com essas parcerias, fazendo articulações e conexões para transformar em realidade o que está previsto nos quatro princípios do Pacto, que são direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção”, diz Renata.
Participante do Pacto Global e integrante do Hub ODS Ceará, o Grupo 3Corações tem atuado em diferentes eixos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conforme ressaltou a Gerente de Responsabilidade da empresa, Milene Alves, durante o encontro. Alguns exemplos são iniciativas como os projetos Florada e Tribos, que reconhecem o valor do café produzido por mulheres cafeicultoras e tribos amazônicas, respectivamente.
Segundo Milene, integrar o Hub proporciona a oportunidade de trocar experiências com outras organizações engajadas no cumprimento dos ODS. “Fico feliz de a FIEC ser âncora para esse Hub, para que a gente possa estar junto, conhecer o que os outros estão fazendo e também apresentar as nossas ações. Às vezes, temos sinergia nos projetos, mas, no dia a dia, não estamos conectados com toda a rede. Por isso, é importante fazer essas conexões e ver que estamos caminhando no mesmo rumo”, afirmou.