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Projeto Moda Avante reúne empresários da moda para workshop de branding e inovação com Renata Abranchs

29/11/2024 - 08h11

Resultado da parceria entre Instituto Euvaldo Lodi (IEL) Ceará, Sebrae e os sindicatos de moda cearenses, o projeto Moda Avante promoveu, nesta terça-feira (26/11), sua primeira ação: um workshop sobre branding e inovação voltado para empresas do setor e comandado por Renata Abranchs, referência em consultoria de branding, ESG e pesquisa de moda e comportamento.

Lançado na última segunda-feira (25/11), em evento na Casa da Indústria, o Moda Avante busca fortalecer o segmento de moda no Ceará, destacando a importância da inovação e da sustentabilidade na construção de marcas. A iniciativa incluirá uma série de atividades de qualificação e trocas de experiências.  

Ao todo, 14 empresários e profissionais de moda participaram do workshop nesta terça, na qual puderam conhecer cases de sucesso na área de branding apresentados por Renata Abranchs, além de compartilhar vivências dos próprios negócios.

“O workshop é uma das primeiras ações do projeto, com a participação da Renata Abranchs, que trata de branding, ESG e inovação. Também teremos consultores que irão para dentro dessas 14 empresas trabalhar um conceito de inovação que é chamado de ‘estágio inicial’, para que as empresas comecem a trabalhar com seus times internos algumas atividades de inovação, mudando o mindset, mudando o perfil dos colaboradores, trazendo eles para que também sejam pesquisadores junto com o ecossistema, a academia o IEL e outras instituições”, explica Fábio Braga, Especialista em Inovação do IEL Ceará.

Paulo Rabelo, Presidente do Sindicato da Indústria de Confecção de Roupas de Homem e Vestuário (SindRoupas) e um dos líderes da iniciativa, afirma que o branding foi o tema escolhido para dar início aos debates do Moda Avante por ser uma área estratégica para as empresas.

“Quando os empresários estão perdidos em suas marcas, qualquer onda leva, eles não tiram resultados. Mas quando eles encontram o mercado onde querem estar e se posicionam em preço, em comunicação, tudo é mais assertivo. Por isso começamos pelo branding de marca, para que as empresas possam saber onde focar e traçar métodos e projetos”, pontua Rabelo.

Segundo ele, o desenvolvimento de novas tecnologias e a gestão organizacional serão outros focos do projeto, que deve durar cerca de 18 meses.

Para o Presidente do SindRoupas, o segmento de moda no Ceará precisa introduzir a cultura da inovação nas empresas. “Precisamos inovar e modificar as empresas, transformar isso em cultura. Sabemos que é um processo demorado, porque envolve quebra de paradigmas. Então, no projeto Moda Avante, encabeçado pelo IEL e com o nosso apoio, a ideia é transformar essas empresas em provas sociais e, ao final desse período, mostrar os resultados positivos”. 

Renata Abranchs, que atua com branding e pesquisa de moda há mais de 20 anos, destacou que o Moda Avante é uma importante ferramenta para estimular a inovação nas empresas de forma planejada e consistente. 

“O projeto Moda Avante é muito importante porque no primeiro momento ele já convoca a cooperação de todos esses atores que fazem a moda cearense acontecer e brilhar. E é uma iniciativa que também vai mudar a perspectiva deles, vai trazer uma série de ferramentas para a inovação mais segura e constante e para que se construa um legado de forma intencional e conectada com as demandas do novo mundo”, frisou.

Fotos: Laura Guerreiro/FIEC

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5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
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