IEL Ceará promove módulo sobre Gestão Portuária em PDL com gestores da Companhia Docas do Ceará
O IEL Ceará continua promovendo qualificação e treinamento de lideranças para profissionais da Companhia Docas do Ceará (CDC) por meio do Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL). Nesta sexta-feira (01/11), na Casa da Indústria, gestores da Autoridade Portuária participaram do módulo "Gestão Portuária I", ministrado por Fábio Lavor, secretário executivo adjunto do Ministério de Portos e Aeroportos e presidente do Conselho de Administração da CDC.
A palestra trouxe aos participantes uma ampla visão sobre ações, planejamento e logística que integram a gestão de portos no Brasil. Foram abordados temas como a caracterização do Sistema Portuário Nacional e a base legal que o regula, o papel do Ministério de Portos e Aeroportos, a atuação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e as funções da Autoridade Portuária.
"Discutimos a construção do planejamento nacional, regional e local, como tudo isso interage, e, principalmente, como a Companhia Docas do Ceará pode atuar para aprimorar seu papel enquanto operador e elo logístico dentro da cadeia. Assim, buscamos maneiras de internalizar essas preocupações no dia a dia e melhorar a eficiência dos serviços prestados", explicou Lavor.
Esse é o penúltimo encontro de uma série de nove módulos do PDL da CDC, iniciado em julho deste ano. O programa beneficia 45 profissionais em cargos de gestão, entre coordenadores, diretores e outros funcionários-chave de diversos setores da empresa pública.
"Tivemos hoje uma discussão muito interessante, com bastante interação e troca de conhecimento. A equipe participou ativamente, prestigiando o evento. A forma como o programa foi construído entre FIEC, IEL Ceará e CDC foi muito bem-sucedida; todos estão de parabéns", concluiu o palestrante.
O evento também contou com a presença do diretor-presidente da CDC, Lucio Gomes, que destacou o sucesso das parcerias firmadas entre o Sistema FIEC e a Companhia Docas do Ceará para qualificação profissional e desenvolvimento de lideranças capazes de modernizar e otimizar os processos corporativos.
"O IEL e a Federação das Indústrias têm sido grandes parceiros na busca por desenvolver não só o corpo diretivo da empresa, mas também em oferecer outros treinamentos para que todos possam se aprimorar. Precisamos estar atualizados com os temas específicos do setor portuário e as melhores práticas de gestão empresarial. É isso que temos colhido aqui, com muita satisfação. O retorno dos participantes tem sido muito positivo", afirmou Gomes.
Ao longo dos últimos meses, os módulos do PDL abordaram temas como visão sistêmica e planejamento estratégico, autogestão e liderança, gestão de equipes de alta performance, gestão de projetos, gestão de processos, gestão da inovação, gestão portuária e ESG.
O programa do IEL Ceará tem como missão atuar no desenvolvimento de competências de líderes em empresas de diferentes segmentos, promovendo atividades com conteúdos especializados, planejados a partir de um diagnóstico prévio com o cliente.