telefone(85) 4009.6300

IEL Ceará faz balanço das entregas de 2024 em reunião do Conselho Regional

31/10/2024 - 17h10

Nesta quinta-feira (31/10), o Conselho Regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) se reuniu na Casa da Indústria para a última reunião do ano. O objetivo era analisar e aprovar a prestação de contas de 2024 e o plano orçamentário para a instituição no próximo ano. A reunião foi conduzida pelo conselheiro Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, que elogiou o IEL Ceará pelos resultados “espetaculares”. “Toda a equipe está de parabéns”, destacou.

Por meio de um vídeo, a Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, apresentou os resultados da instituição de janeiro até setembro, pontuando os principais programas e projetos desenvolvidos ao longo do ano. Um dos destaques foi o Programa de Educação Executiva Internacional - London Journey, realizado em Londres, com 40 líderes de vários setores.

O foco no desenvolvimento de lideranças resultou na capacitação de cerca de 500 líderes ao longo desse período com o Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL). Além disso, o IEL Ceará ampliou o portfólio de soluções com o lançamento do Programa de Liderança Feminina.

Na área de Educação Executiva e Corporativa, o IEL Ceará ofereceu ao mercado uma média de 10 novos cursos por mês, além dos cursos in company, sempre com temáticas que acompanham as demandas do mercado. Foram mais de 4.500 alunos matriculados em mais de 150 cursos de curta duração, MBAs, mestrados, workshops e palestras. Destaque para a conclusão da primeira turma do MBA em Energias Renováveis do Ceará com foco em Hidrogênio Verde e início da segunda turma. 

Uma novidade de impacto em 2024 foi a parceria com o Governo do Estado, por meio da Adece, para capacitar mil jovens para o mercado de tecnologia com o projeto Geração Tech. Além disso, o IEL Ceará ampliou as conexões entre jovens talentos e as empresas, totalizando mais de 6 mil estudantes e profissionais em início de carreira em empresas de diferentes portes e setores através dos programas de Estágio, Jovem Aprendiz e Inova Talentos. Já no Programa de Orientação de Carreira, realizado nas Escolas SESI SENAI de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, quase 400 jovens do 3º ano do Ensino Médio foram beneficiados.

Na área de Inovação e Pesquisa, foram mais de 7.500 horas de consultorias e mais de 30 estudos e pesquisas de mercado, impulsionando os negócios a inovar em todo o Ceará. No total, o IEL atendeu a mais de 1.500 empresas no período. Além disso, o IEL Ceará iniciou o projeto Indústria Inovadora 360, em parceria com o Sebrae, que vai beneficiar cerca de 160 micro e pequenas empresas e mais de 1.100 pessoas com mais de 7 mil horas de consultorias ao longo de um ano. Através desse projeto, o IEL Cará também irá mapear soluções inovadoras de deep techs cearenses para a indústria, atendendo aos setores de alimentos, químico, metalmecânico, moda e energia.   

A criação do Hub Caucaia Valley é outra ação de destaque no ano. O time do IEL Ceará assessorou a Prefeitura de Caucaia na concepção e estruturação do empreendimento, utilizando uma metodologia própria, além de diversas soluções. Para fomentar novas oportunidades de crescimento, o IEL Ceará realizou 10 edições do projeto IEL Negócios, impactando cerca de dois mil empresários, empreendedores e profissionais com o objetivo de promover networking e apresentar soluções que elevem a performance das empresas.

“O IEL Ceará continua crescendo, gerando caixa e fazendo muitas entregas para a sociedade. O foco da nossa gestão é a transparência, a responsabilidade financeira, buscando autossustentabilidade, mas entendemos que temos um papel fundamental para a sociedade com todas essas entregas. Ver o crescimento do Instituto ao longo de todos esses anos muito nos orgulha”, afirmou.  

A conselheira suplente, Sônia Parente, gerente da UNED/SENAI Ceará, representando o Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda, também enalteceu os resultados de 2024 e frisou a importância da parceria entre SENAI e IEL Ceará. Ela citou o mestrado em Educação, realizado pelo IEL Ceará, destinado aos profissionais do SESI e do SENAI e agradeceu a oportunidade de participar de um curso que está engrandecendo o potencial de todos os participantes. Sônia também ressaltou o papel do IEL Ceará no amadurecimento dos projetos desenvolvidos durante a Saga da Inovação deste ano.  

“SENAI e IEL são parceiros em indicadores extremamente estratégicos, como a empregabilidade dos jovens e a inserção dos nossos alunos no mercado de trabalho. Isso só fortalece a nossa Federação para aprimorar as suas entregas para a indústria”, comemorou.

Também estiveram na reunião as conselheiras suplentes Cristiane Borges, representando o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Catarina Borges, coordenadora de projetos na UNEC/SENAI; além da Gerente de Planejamento da FIEC, Débora Capistrano; a Gerente de Educação Executiva e Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Lourena Cordeiro; a Gerente de Estratégia e Negócios do IEL Ceará, Jamille Alencar; e a Gerente de Inovação e Pesquisa do IEL Ceará, Margaret Lins. O Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes, participou como convidado especial. 

Ao final da reunião, os conselheiros aprovaram as contas do Instituto sem ressalvas, a exemplo do Conselho Fiscal do IEL Ceará, que se reuniu ontem (30/10) para também analisar a prestação de contas de 2024.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright