telefone(85) 4009.6300

Com o gancho das Olímpiadas da França, importância das relações comerciais entre o país e o Ceará é tema da coluna de Karina Frota no jornal O Povo

05/08/2024 - 15h08

A França é o palco deste ano para um dos maiores e mais tradicionais eventos esportivos do mundo: os Jogos Olímpicos. A competição tem sido tema de discussões em todo o mundo, com espectadores vidrados nos desempenhos dos atletas de seus países, comemorando cada passo na trilha do tão desejado pódio. Com o destaque que os jogos têm trazido à sede desta edição, a coluna de Karina Frota, Presidente do Conselho de Relações Internacionais (CORIN) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN) no jornal O POVO traz como tema a importância da França nas relações comerciais com o estado cearense. 

O conteúdo pode ser lido na íntegra abaixo ou no site do jornal O POVO, clicando AQUI

 

Paris representa muito mais que a Sede Olímpica para o Ceará
Relações comerciais entre o país europeu e os cearenses são diversas e consolidadas

A França enfrentou um panorama econômico misto no último ano. O país registrou um crescimento moderado de 0,7% no PIB, marcado por uma inflação persistente que desacelerou para 3,4% em novembro, uma redução significativa em relação aos 4,8% de agosto, impulsionada pela queda nos preços de energia e serviços. (Fonte: INSEE).

Apesar dos desafios econômicos, a França adaptou-se às mudanças globais e regionais, mantendo-se como um parceiro comercial chave para o Brasil, com cooperação em áreas como defesa, espaço, energia nuclear e desenvolvimento sustentável.

A análise dos dados das relações comerciais entre o Ceará e a França revelou um crescimento nas transações bilaterais, refletindo uma parceria econômica cada vez mais robusta e diversificada entre o Ceará e a França. Este avanço é notável em diversos setores.

No âmbito das exportações, o Ceará se destacou no fornecimento de calçados, combustíveis minerais e preparações de produtos hortícolas para a França. Por outro lado, as importações cearenses foram lideradas por reatores nucleares e instrumentos mecânicos. Essa troca comercial diversificada não só sublinha a sinergia econômica entre as duas regiões, mas também sinaliza uma expansão contínua e benéfica das relações comerciais.

A França possui a segunda maior economia da Europa, ficando atrás apenas da Alemanha. Ocupa o primeiro lugar em visitas de turistas por ano. São cerca de 81 milhões de turistas estrangeiros, que visitam Paris e centenas de outras lindas cidades francesas.

O país é um dos maiores e mais conceituados produtores de vinho e queijo do mundo. Os vinhos e queijos franceses são apreciados como os melhores do planeta. A França é o maior exportador de vinhos do mundo. No território francês são produzidos cerca de 360 tipos de queijos diferentes.

Curiosamente, o pão mais consumido pelos franceses não é o “pão francês” e nem o “carioquinha”. O famoso pãozinho francês de padaria, tão consumido no Ceará, não é encontrado na França. O tipo de pão mais consumido pelos franceses é a baguete.

A França, além de ter Paris como sede das Olimpíadas de 2024, é um mercado interessante para a identificação de oportunidades de negócios para a indústria cearense.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright