IEL Ceará apoia a implementação do hub de empreendedorismo e inovação de Caucaia, o Hub Caucaia Valley
O município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, está se preparando para implementar um ambiente que vai acelerar o empreendedorismo inovador na cidade. O Hub Caucaia Valley, idealizado pela Prefeitura de Caucaia, por meio do Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (Cateq), vem aí para fomentar ideias inovadoras, gerar negócios, renda e desenvolvimento econômico. Nesse projeto, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) é parceiro da gestão municipal e assessora a implantação do hub com uma metodologia exclusiva que apoia todas as etapas desse desenvolvimento para o sucesso da iniciativa.
Várias ações já estão sendo realizadas como preparação para o lançamento do Hub Caucaia Valley. Uma delas ocorreu no dia 07/03, uma oficina de inovação voltada para as pessoas que estão diretamente ligadas à iniciativa, servidores e líderes de Caucaia. Na ocasião, foram apresentados conceitos de inovação e empreendedorismo, ambientes de inovação, liderança colaborativa e cooperativa, princípios básicos de um hub de inovação, conceitos de gestão da inovação empresarial, editais de fomento, entre outros.
Ministraram a oficina o especialista em inovação do IEL Ceará, Fábio Braga, o head do Hub de Inovação do IEL Ceará, Fernando Niemeyer e o consultor em Gestão da Inovação do IEL Ceará, Renato Melo. A secretária adjunta de Desenvolvimento Social e Trabalho de Caucaia, Izabel Calado, que também atua como Head do Hub Caucaia Valley, fez uma apresentação da estrutura de governança do equipamento. “Foi um momento técnico alinhando conceitos básicos de inovação, enquadrando todos na mesma página para o início das atividades com os munícipes. Foi uma experiência valiosa para o IEL e para a Prefeitura de Caucaia, que é pioneira nesse ambiente no Estado”, avaliou Fábio Braga, que também coordena o projeto.
A oficina contou com a participação da secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho de Caucaia (SDST), Natécia Campos, do secretário executivo de Planejamento Urbano e Ambiental (SEPLAM), David Pizol, e de representantes da secretaria de Turismo. Para a Natércia Campos, a ideia do Hub parte do princípio que a população de Caucaia pode ir além.
"Desde que foi iniciada a gestão do prefeito Vitor Valim, a secretaria de Trabalho foi transformada em um outro ambiente. Não somos mais apenas aquele local que operacionaliza as vagas em rede com o SINE. Hoje nós oferecemos oficinas, realizamos consultorias, capacitações variadas, unidas a linhas de crédito para micro e pequenos empreendedores, e agora damos mais um passo. O Hub Caucaia Valley vem a reboque de uma certeza: o caucaiense pode ainda mais", disse a titular da SDST.
Conexões
De acordo com o especialista em inovação do IEL Ceará, Fábio Braga, o Caucaia Valley será um ambiente físico e digital de conexão de atores do ecossistema de inovação local e terá foco inicialmente em ações de empreendedorismo. Paralelamente, será realizado um hackathon e a aceleração de ideias para a sua transformação em negócios, culminando com um demoday.
“A estrutura inicial tem tudo de um hub - governança com head, community manager (líderes setoriais) e advisors (secretarias municipais, IFCE e empresa). A governança ficará à cargo da Prefeitura de Caucaia, pois com a transferência de metodologia de gestão feita pelo IEL Ceará, o Hub poderá ser tocado independentemente de consultoria externa”, explica.
Fábio acrescenta que o objetivo é viabilizar aos empreendedores de Caucaia “uma ambiência que vai além dos espaços físicos” e que esse ambiente favoreça a entrega de soluções inovadoras para o município, atendendo às demandas dos setores do comércio, turismo e da energia verde.