Nível de confiança do industrial cearense apresenta estabilidade em julho, aponta pesquisa do Observatório
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) cearense se manteve estável em julho de 2023 ante o mês anterior. A informação foi confirmada pela pesquisa mensal do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Mantendo os 55,8 pontos registrados em junho, o nível de confiança no setor do Estado, contudo, superou o valor observado no ICEI nacional (51,1 pontos).
Apesar da estabilidade, os empresários cearenses passaram a indicar uma melhora das Condições Atuais frente aos últimos seis meses. Esse comportamento não era registrado há três meses. Para o Ceará, a evolução entre junho e julho foi de 2,9 pontos, conforme a pesquisa do Observatório. Já para o Brasil, houve alta de 1,3 ponto.
Quanto ao componente de Expectativas, os resultados também foram favoráveis a nível estadual, marcando 58,2 pontos, e para o setor nacional, com um registro de 53,9 pontos.
ICEI regional
Considerando os dados regionais, o Nordeste avançou 1,3 ponto e alcançou a marca de 54,8 pontos em julho. Com o resultado, a Região manteve-se em primeiro lugar no ranking nacional. A lista segue com Centro-Oeste (53,4 pontos), Norte (53 pontos), Sudeste (51,1 pontos), e Sul (48,8 pontos).
Tipos de empresas
A pesquisa do Observatório ainda traz a divisão pelo tamanho dos negócios. No Ceará, o maior índice de confiança foi registrado nas grandes empresas, que acumularam 58 pontos após evolução de 1,9 ponto em julho ante junho de 2023. Já as pequenas empresas alcançaram o patamar de 55,1 pontos. As médias ficaram com 50,8 pontos.
A pesquisa completa pode ser conferida no site do Observatório clicando aqui.