Presidente da FIEC participa da abertura do XI Seminário de Gestores Públicos no Centro de Eventos
Acontece, hoje e amanhã (06 e 07/06), a 11ª edição do Seminário de Gestores Públicos - Prefeitos do Ceará 2023. O evento, realizado no Centro de Eventos, em Fortaleza, é uma promoção da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), do jornal Diário do Nordeste e do Instituto Future, com patrocínio de instituições públicas e privadas, como a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
O debate desta edição do Seminário acontece sob o tema "Inovação e Sustentabilidade: Novos caminhos para a gestão". Para Ricardo Cavalcante, Presidente da FIEC, as gestões públicas devem caminhar de mãos dadas com a iniciativa privada, na missão de transformar a vida das pessoas para melhor. “O Sistema FIEC se faz presente, junto com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), SESI, SENAI e Centro Internacional de Negócios (CIN) e nosso objetivo é sempre ajudar as pessoas que fazem parte de cargos públicos, auxiliando municípios com qualificação profissional ligada diretamente à indústria e, também, com educação. Todos nós devemos andar juntos, de mãos dadas”, afirmou.
A oportunidade econômica da sustentabilidade
Na plateia, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, secretários de estado, empresários e demais participantes. O Governador do Ceará, Elmano de Freitas, reservou parte do seu discurso para a transformação energética que está prestes a acontecer, em todo o mundo, com foco na produção de energias renováveis em nosso estado. “Nós precisamos aproveitar essa oportunidade de mudança de matriz energética, com a FIEC, a academia e todas as pessoas que têm participação na vida pública, preparando o nosso povo para se transformar no estado de maior produção de energia eólica e solar do mundo. [...] Nós temos como produzir energia no sertão do Tauá, no sertão de Crateús, no sertão do Cariri, no sertão central, nas serras, e essa energia vir para a usina de hidrogênio verde, que podemos colocar em um navio e vender para o resto do mundo. É este o desafio de sustentabilidade que o Ceará pode aproveitar e colaborar com a descarbonização do planeta”, disse.
Participaram da abertura, além do Presidente Ricardo Cavalcante e do Governador Elmano de Freitas: o Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE), Deputado Evandro Leitão; o Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Vereador Gardel Rolim; a Ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos do Brasil, Esther Dweck; o Prefeito de Fortaleza, José Sarto; a Senadora Augusta Brito; o Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), Valdomiro Távora; o Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB) e Vice-Presidente do TCE-CE, Edilberto Pontes; o Procurador Geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro; representando o Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o Diretor de Ativos e Terceiros, Thiago Alves; o Presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e Prefeito de Chorozinho, Júnior Castro; a Diretora Geral da Prática Eventos, realizadora do Seminário, Enid Câmara; o Superintendente do Sistema Verdes Mares, Ruy do Ceará Filho; o 1º Vice-Presidente do Sistema Fecomércio-CE, Cid Alves; o Presidente da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC), Vereador por Umirim, Toim Braga; o Deputado Estadual Eduardo Bismarck; a Presidente da Associação das Primeiras-Damas do Estado do Ceará (APDMCE), Tamara Machado; a Articuladora da Unidade de Articulação Institucional e Políticas Públicas do SEBRAE-CE, Wilma Almeida; o Vice-Presidente de Governo da Caixa Econômica Federal, Marcelo Bonfim; e o Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes.