Representantes da FIEC e do SENAI Ceará participam de comitê técnico nacional para definir os novos cursos necessários na área de Hidrogênio Verde
Entre os dias 18 e 26 de maio, o Coordenador do Núcleo de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Joaquim Rolim, a Consultora Internacional da FIEC, Mônica Saraiva Panik, e os especialistas técnicos do SENAI Ceará, Isabela Maciel e Felipe Frutuoso, participaram do comitê técnico setorial do hidrogênio verde organizado pelo SENAI - Departamento Nacional.
O evento teve como objetivo definir os novos perfis profissionais necessários para atender a cadeia de valor do hidrogênio verde. Profissionais de diferentes áreas: empresários, consultores, pesquisadores e professores nacionais e internacionais, se reuniram para debater sobre a necessidade de capacitação profissional.
Como resultado da reunião foi identificada a necessidade de criação de três novos cursos de qualificação profissional, uma especialização técnica e uma pós-graduação. O documento, em sua versão final, deverá ser publicado em agosto deste ano.
Para Isabela, “ações como essa comprovam o compromisso do SENAI Ceará em manter o portfólio de cursos atualizado, atendendo sempre as necessidades da indústria. ”
Esta etapa de definição do portfólio de cursos servirá de subsídio para a implementação do programa H2Brasil, da agência de cooperação alemã (GIZ), no qual o SENAI Ceará foi selecionado para receber investimentos para montagem de novos laboratórios de hidrogênio verde e formação de docentes.