FIEC adere ao Pacto Global da ONU
Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros em quase 80 redes locais, que abrangem 160 países.
“A FIEC está empenhada com o Pacto Global. Realizamos a assinatura da carta de compromisso e estamos apoiando os seus dez princípios relativos aos direitos humanos, do trabalho, do meio ambiente e do combate à corrupção”, afirmou o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante.
A iniciativa da vinculação ao Pacto partiu do Núcleo ESG da Federação. O compromisso e o envolvimento com o Pacto Global se darão por meio das seguintes ações: Propor e implementar parcerias em sustentabilidade corporativa e engajar outras partes interessadas; Dar suporte aos parceiros de negócios do Pacto Global da ONU à medida que implementam e relatam seus esforços de sustentabilidade; Encorajar negócios e outras pessoas para participar no Global Compact da ONU; Engajamento com a rede de Network do Global Compact; Hospedar eventos do Global Compacto da ONU.
Além disso, a FIEC reconhece que um dos requisitos fundamentais para a participação no Pacto Global é o envio de uma comunicação de Engajamento (COE), descrevendo os esforços de da organização na implantação dos dez princípios. De acordo com a política do COE, a FIEC se compromete em enviar um relatório sobre os progressos após dois anos após a adesão do Pacto Global, portanto bianualmente.