SENAI Ceará articula parceria com prefeituras de Tejuçuoca e Alto Santo para capacitação em confecção
Equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) e o Presidente do Sindconfecções, Elano Guilherme, reuniram-se hoje (24/8) com representantes das prefeituras de Tejuçuoca e Alto Santo, municípios do interior cearense, para elaborar projetos de educação profissional para empresas de confecção instaladas nas cidades. Inicialmente, 200 pessoas serão capacitadas pelo SENAI Ceará.
Da prefeitura de Tejuçuoca, participou o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Robson Sousa. De Alto Santo, esteve presente o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Audísio Barbosa. Eles informaram que o setor de confecções emprega, atualmente, cerca de 500 pessoas e a expectativa é que esse número dobre até o próximo ano.
O Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, disponibilizou a equipe do SENAI para criação de projetos e apoio ao setor. Pelo SENAI, participaram também a Gerente de Educação, Sônia Parente; o Gerente do SENAI Parangaba, João Giffoni; a Especialista Técnica da área Têxtil e Vestuário, Daniele Caldas, e o Assessor da Diretoria, Walaci Fialho. Também participou o Gerente de Mercado do Sistema FIEC, Rodrigo Melo, e os Assessores do Deputado Federal Danilo Forte, Geraldina Lopes e Davi Paulino.
Pelo Sindconfecções, o Presidente Elano Guilherme reforçou a importância do associativismo, da união das empresas do setor, a necessidade de apoiá-las e colocou o sindicato à disposição para auxiliar no desenvolvimento das empresas nos municípios. Elano Guilherme elogiou o trabalho do SENAI Ceará, destacando o intenso trabalho de interiorização da Federação e atendimento às empresas nos municípios do interior, tanto em consultorias, a exemplo do Sebraetec, quanto em cursos ofertados pelo SENAI Ceará. Ele lembrou uma capacitação promovida em Alto Santo junto a uma empresa local, que qualificou 120 pessoas para o mercado de trabalho, com resultados muito positivos.
O Diretor da empresa E91, Bruno Freitas, disponibilizou máquinas e equipamentos para os treinamentos. Ficou acertada para breve uma visita das empresas e dos representantes das prefeituras ao SENAI Parangaba, unidade que concentra os cursos de Têxtil e Vestuário.