SENAI Ceará e Exército Brasileiro assinam novo contrato para qualificar militares em dez cursos
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) assinou hoje (12/8), contrato com o Exército para qualificação de 200 militares em dez cursos que acontecem entre este mês de agosto e fevereiro de 2022, no âmbito do Projeto Soldado Cidadão. O projeto tem por finalidade fornecer qualificação profissional aos militares das Forças Armadas, permitindo melhores condições de inserção no mercado de trabalho aos licenciados por término do tempo de serviço militar. A parceria teve início em abril de 2020.
Serão oferecidos os cursos Mecânico de Veículos Diesel, Mecânico de Manutenção de ar-condicionado, Eletricista de Automóvel, Instalação Elétrica Predial, Eletricista Instalador Residencial, Logística de Produção, Montador e Reparador de Computadores, Manutenção de Notebooks, Padeiro e Excel Pleno (Básico, Intermediário e Avançado). Cada turma contará com 20 alunos.
Participaram da assinatura o Coronel Roberto Iunes Soares Beserra, Coordenador de despesas, e o Coronel Momberg, Coordenador do Projeto Soldado Cidadão, da 10ª Região Militar. O contrato tem valor de R$150 mil e já foi empenhado no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal. Já outro, em negociação, é na ordem de R$386 mil.
Saiba mais
O Projeto Soldado Cidadão já beneficiou mais de 240 mil jovens em todo o país. Ele teve início em 2002 como um projeto de qualificação de mão de obra, na cidade do Rio de Janeiro. No ano seguinte, como módulo-piloto, foi estendido ao Distrito Federal e a mais sete estados brasileiros. Em 2004, o projeto ganhou projeção nacional, abrangendo todas as unidades da Federação, com a participação de todos os Comandos Militares de Área. A operacionalização envolve organizações militares e entidades civis de ensino profissionalizante. O SENAI Ceará é um dos principais parceiros do projeto a nível local.