1ª seminário de Mobilidade Elétrica da FIEC chega ao fim com discussões importantes sobre o setor
A programação do segundo dia do 1ª seminário de Mobilidade Elétrica da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) teve início com a apresentação do terceiro painel do evento, “Conhecimento e Inovação”, realizada pelo Diretor de Inovação e Tecnologia da FIEC e Presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (Simec), Sampaio Filho.
Sampaio destacou a importância do debate sobre o futuro da mobilidade elétrica. “Esse tema tem ganhado espaço nas discussões acadêmicas, na indústria, e também nos governos e em todo o mundo. À medida que o desenvolvimento tecnológico avança e os custos se tornam mais acessíveis para o consumidor final, países traçam estratégias, instalam infraestruturas e regulamentam o modelo fortemente indicado para solucionar a mobilidade urbana”, ressaltou Sampaio Filho.
O evento seguiu com a apresentação de Roberta Knopki, Assessora Técnica da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ Brasil) e Coordenadora do Grupo de Trabalho de Formação Profissional da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME), sobre a plataforma nacional de mobilidade elétrica e a formação profissional.
Também durante o painel, Iony Patriota de Siqueira, Diretor Técnico e Vice-Presidente do Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (CIGRE-Brasil) e Presidente da Tecnix Engenharia e Arquitetura Ltda, falou sobre os “Desafios da mobilidade elétrica para o setor elétrico nacional”.
Já Joaquim Rolim, Coordenador de Energia da FIEC, Diretor Técnico da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Representante da Classe Industrial do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Ceará (CONERGE), palestrou sobre as tecnologias da geração distribuída na mobilidade elétrica.
Ainda no terceiro painel, Fernando Nunes, Diretor Presidente do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Ceará (UFC), falou sobre os equipamentos de mobilidade elétrica.
O 4º painel do seminário teve a apresentação do Joaquim Rolim e contou como os seguintes palestrantes: Luiz Alberto Sabóia, Presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova); Adalberto Maluf, Diretor de Marketing, Sustentabilidade e Novos negócios da Build Your Dream (BYD Brasil); Carlos Eduardo Souza, Diretor B2G da Enel X, responsável E-City na Enel X Brasil; José Antônio de Souza Brito, Gerente Corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento da Neoenergia; André Fiuza, Gestor de Mobilidade do Grupo Newland, que recentemente lançou a Porsche em Fortaleza e : Carlos Novaes, Co Fundador e Diretor Executivo do Grilo Mobilidade e Tecnologia.
O evento foi encerrado com a palestra “A agenda ESG como impulsionadora da mobilidade elétrica”, ministrada por Luiz Otávio Goi Junior, Gerente de SGI e Sustentabilidade na Vulcabras.