Hub do IEL Ceará realiza Experience Day com startups do programa de pré-aceleração
Na noite desta terça-feira, 20/07, o IEL Ceará realizou, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o primeiro Experience Day, um encontro inicial do programa de pré-aceleração do Hub de Inovação do Instituto. O evento teve como objetivo reunir as 12 startups participantes do programa de inovação, que inicia suas atividades em agosto e segue até maio de 2022.
Participaram do evento o Diretor de Inovação e Tecnologia da FIEC, Sampaio Filho, a Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, o Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda e o Head do Hub do IEL Ceará, Fábio Braga, além dos representantes das startups.
As 12 startups participantes foram: Inovacci, Plataforma Pesse Cargas; Medusa’s Eyes; IOT Driven; Switchpay; Rideup; Corujei; Avaliador Preditivo e Ceconômico de Acidentes de Trabalho; Smartgears; Ilog; Kairosgeo e Pet cracker.
“Esse espaço é de extrema importância, voltado à conexão entre ideias inovadoras e empresas, com foco na indústria. O Hub de Inovação do IEL Ceará faz parte do Programa de Inovação Industrial do Sistema FIEC (P2I), desenvolvido pela Diretoria de Inovação e Tecnologia da FIEC. Aproveitem bastante esse espaço para fazer contatos e gerar mais negócios e riqueza para o nosso Estado”, disse Sampaio Filho.
Já a Superintendente do IEL Ceará destacou a importância do evento para o desenvolvimento das empresas participantes. “Fico muito feliz em ver o nosso espaço cercado de pessoas brilhantes, que têm ótimas ideias e que agora terão a oportunidade de trabalhar esse conhecimento e evoluir, levando soluções ao mercado. É muito gratificante ver o IEL trazendo novas startups, novos empreendedores com o olhar para a indústria. Nosso objetivo é fazer com que as ideias das empresas saiam do papel, se tornem ações de inovação”, reforçou Dana Nunes.
Ainda durante o evento, Paulo André Holanda parabenizou toda a equipe do IEL Ceará e colocou o SENAI Ceará à disposição. “Colocamos a nossa instituição à disposição das empresas para que possam usufruir do corpo técnico do SENAI e da estrutura física, para que possam aplicar suas ideias, e contribuir com o desenvolvimento do nosso Estado”, disse.
Além da apresentação das startups, durante o evento, Marcos Suassuna, Consultor e Doutor em Ciências da Computação, realizou uma palestra, de forma on-line, sobre inovação no ambiente industrial e o conjunto de práticas voltadas ao fomento do empreendedorismo e do desenvolvimento científico e tecnológico para startups.
O programa de pré-aceleração do Hub do IEL Ceará busca contribuir para a evolução de modelos de negócios inovadores e sustentáveis, capazes de oferecer soluções aplicáveis à indústria cearense e ao mercado. Para isso, atua no desenvolvimento de startups selecionadas em ciclos curtos, porém intensos, de capacitação, mentorias e acompanhamento dos projetos, a fim de levá-las ao estágio de validação ou pivotagem, além do acesso a mercado.
Os próximos passos, das startups selecionadas, após o Experience Day, será a realização de um diagnóstico inicial, a partir do qual será elaborada uma jornada customizada para cada startup, buscando focar em oportunidades de melhoria. Após a jornada, cada startup apresentará um pitch, tendo como espectadores potenciais investidores (empresários, industriais, executivos, fundos de investimento, etc.) e parceiros. Por fim, as startups receberão um diagnóstico final e acompanhamento, após a conclusão do programa, com foco no seu desempenho.
Sobre o Hub de Inovação do IEL
Lançado em 2020, o Hub de Inovação do IEL Ceará é um espaço voltado à conexão entre ideias inovadoras e empresas, com foco na indústria. A iniciativa faz parte do Programa de Inovação Industrial do Sistema FIEC (P2I), desenvolvido pela diretoria de Inovação e Tecnologia da FIEC. O Hub tem como objetivo impulsionar a inovação na indústria e promover o desenvolvimento do setor. É um ambiente destinado para empreendedores criarem negócios, trocarem conhecimento e acelerarem a transformação de ideias em produtos e processos inovadores.