UNITEC e UNED realizam Workshop sobre Tamanho de Mercado para turma do Pré-Acelera SENAI
A Unidade de Inovação e Tecnologia do SENAI (UNITEC) e a Unidade de Educação (UNED) realizaram, no dia 1/7, Workshop para a turma do Pré-Acelera SENAI, sobre Tamanho de mercado utilizando a metodologia TAM (Total Available Market ou Mercado Total), SAM (Serviceable Available Market ou Mercado Endereçável) e SOM (Serviceable Obtainable Market ou Mercado Acessível).
Essas siglas representam diferentes subconjuntos de um mercado. Por meio delas, os empreendedores conseguem prever a demanda que terão por seus produtos ou serviços, projetando as vendas e o crescimento. De acordo com a analista da UNITEC, Camila Forte, os conceitos de TAM, SAM e SOM tem o objetivo de, em um empreendimento, fundamentar o conhecimento sobre a quantidade de clientes que poderão ser impactados ao longo do tempo, além de dar clareza de quem é seu público-alvo. Camila Forte abordou a importância do tema para conhecer o tamanho do mercado no qual as startups estão atuando, bem como o potencial de abrangência das soluções.
Saiba mais
O Pré-Acelera SENAI visa disseminar a cultura empreendedora entre os alunos do SENAI, transformando projetos em potenciais negócios. Durante o ciclo, alunos e professores do SENAI terão acesso a conteúdos repassados por especialistas, mentorias com empreendedores de todo país e apoio do desenvolvimento de seus negócios. O Edital tem o objetivo de apoiar ideias e orientar os criadores dos projetos oferecendo suporte para a consolidação, execução e constituição de negócios, por meio da capacitação de alunos para colocarem suas ideias no mercado de forma rápida e consistente através de mentorias com especialistas nas áreas de tecnologia, negócios, investimentos, contabilidade, finanças e jurídica.
Os participantes terão acesso à infraestrutura dos SENAI LABs para fase de prototipagem. Criado pelo SENAI Ceará para apoiar as ações desenvolvidas por alunos e docentes, o programa incentiva a geração de negócios nas unidades do SENAI, fortalecendo o ecossistema empreendedor e a indústria. Novos empreendedores serão preparados para inserção no mercado de forma sustentável e competitiva, colaborando para a diversificação da economia cearense.