Ricardo Cavalcante participa da assinatura do Memorando de Entendimentos entre Governo do Ceará e Fortecue para implantação de polo de Hidrogênio Verde no Estado
Na manhã desta quarta-feira (07/07), o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, e o Governador Camilo Santana, participaram de solenidade de assinatura de Memorando de Entendimentos com a empresa Fortecue. A ação teve como objetivo a união de esforços para o desenvolvimento da cadeia produtiva de Hidrogênio Verde (H2V) no Estado. O encontro aconteceu no Palácio da Abolição, no formato on-line, e contou com as presenças de Julie Shuttleworth, CEO Fortescue Future Industries; Agustin Pichot, CEO Fortescue na América Latina; Izolda Cela, a Vice-Governadora do Ceará; Maia Júnior, Secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado do Ceará (SEDET); Roseane Medeiros, Vice-Presidente da FIEC e Secretária Executiva da Indústria da SEDET; Fernanda Pacobahyba, Secretária da Fazenda do Estado do Ceará (SEFAZ); Adão Linhares, Secretário Executivo de Energia e Telecomunicações da SEINFRA; e Cândido Albuquerque, Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC).
“Hoje é um dia memorável para o Ceará. Em menos de 24h, este é o segundo memorando que assinamos e que trará grandes investimentos para o Estado. O Hidrogênio Verde mudará nossa realidade, através de um desenvolvimento sustentável e ambientalmente justo. Parabenizo o Governo do Estado e a Fortescue pela ação”, afirmou o Presidente Ricardo Cavalcante.
O Memorando regula a forma e as condições pelas quais as partes signatárias se propõem a direcionar suas potencialidades, atuando em cooperação mútua com o objetivo de desenvolver um polo de hidrogênio verde no Ceará, que será localizado no Porto do Pecém.
Camilo Santana celebrou a assinatura, lembrando dos benefícios que estão por vir. “Essa unidade pretende, até 2030, produzir 15 milhões de toneladas de H2V no Estado. Isso significa desenvolver a economia, gerar emprego e renda, sendo um dos maiores investimentos da nossa história”, ressaltou.
Já Julie Shuttleworth, CEO Fortescue, aproveitou para lembrar que a instituição está muito contente em participar desta iniciativa, reforçando que a ideia é construir um polo de H2V, com suas diversas facilidades.
O Hub do Hidrogênio Verde é uma ação desenvolvida em uma parceria entre FIEC, Governo do Estado do Ceará, UFC e CIPP que vem criando cenários de fomento econômico para a nova matriz energética que deverá mudar a economia do Estado.