SENAI Ceará e SAP celebram novos contratos para formação de internos do sistema prisional
O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, e o Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), Paulo André Holanda, assinaram dois novos contratos com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) do Governo do Estado para formação de internos do sistema prisional do Estado do Ceará. O projeto Sou Capaz vem sendo desenvolvido desde 2019 e já foram capacitados mais de 6 mil internos nas unidades penitenciárias do estado.
O Governo do Estado está investindo R$ 1.780.992,00 nestes novos contratos. Até o final desse ano serão qualificados mais 1.940 internos de unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte. Todos os cursos são de Qualificação Profissional, com carga horária de 160h.
Nesta nova etapa do projeto, será dado maior foco em cursos do segmento de construção civil, com o objetivo de construir ambientes educacionais dentro das unidades prisionais. Serão realizados cursos de Eletricista Predial, Pedreiro, Instalador Hidráulico, Pintor e Gesseiro, além de cursos dos segmentos de metalmecânica, serralheiro, vestuário, e costura industrial.
O Sou Capaz tem contribuído diretamente para o programa de industrialização das penitenciarias cearenses. Com a mão de obra qualificada, empresas tem se instalado dentro das unidades penais.