Instituto de Tecnologia do SENAI Ceará recebe visita de comitiva do Sindialimentos e de Secretário de Maracanaú
O Instituto SENAI de Tecnologia (IST) recebeu ontem (22/06) uma comitiva do Sindialimentos, composta por 10 empresas associadas, e por Junior Gadelha, Secretário de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo do município de Maracanaú.
A visita foi guiada por Carlos Mesquita, gerente do IST, e Camila Forte, líder do Habitat da Inovação. Na ocasião, foram apresentadas as estruturas e a capacidade do IST em apoiar as indústrias do Estado do Ceará no ganho de produtividade e competitividade, em seus processos produtivos e equipamentos.
Um dos cases apresentados foi o da empresa CleoBem Alimentos, no qual o SENAI Ceará desenvolveu três soluções já adequadas à indústria 4.0 e à automatização do processo produtivo da empresa. “Já realizamos um projeto de desenvolvimento com o SENAI, por meio de Editais de Inovação, e já estamos formatando outro projeto para submeter ao edital do Centelha”, reforçou Clemilson Cunha, empresário sindicalizado ao Sindialimentos.
Também na visita, foi possível enxergar forte oportunidade de parceria com o município de Maracanaú junto ao Habitat de Inovação, tendo como possibilidade o apoio da prefeitura da cidade em proporcionar editais junto ao SENAI para fomentar a cultura de stratup’s e apoio às indústrias locais.
“Podemos apresentar também os investimentos do SENAI Ceará na área da educação. Mostramos a estrutura recém instalada na área de alimentos, pescados, frutas e bebidas, focada na capacitação da mão de obra para a indústria de alimentos. Além disso, realizamos a apresentação do Programa Emprega Mais, que, em parceria com o Governo Federal, visa capacitar, de forma gratuita, mão de obra desempregada para atender as necessidades das empresas na retomada da economia”, disse Dennes Landim, gerente da unidade SENAI de Educação em Maracanaú.